Meio Bit » Arquivo » Games » Controle do PS4 poderia ter sido parecido com o do Xbox 360

Controle do PS4 poderia ter sido parecido com o do Xbox 360

FUncionário da Sony revela que 20 protótipos de controle foram feitos para o PS4, incluindo um que lembrava o controle o Xbox 360.

10 anos atrás

DualShock 4

Quantidade de polígonos gerados, qualidade de som, linha de exclusivos… Tudo isso costuma ser motivo de discussão antes do lançamento de um console, mas talvez nada divida tanto os jogadores quando o controle desses aparelhos.

No caso específico dos PlayStations, alguns acham o DualShock fantástico, enquanto vários outros não se cansam de reclamar da Sony por desde o seu primeiro videogame eles  praticamente não terem feito alterações significativas no design do joystick, mas o que poucos sabiam é que com o PS4 a empresa quase adotou uma mudança radical.

Bem no início nós pensamos em mudar drasticamente o controle,” revelou Toshimasa Aoki, gerente do departamento de planejamento de produtos da Sony. “Testamos novos dispositivos, mudando a forma. Começamos dali e então tentamos falar com as equipes de game e ajustamos para ter a melhor forma para esses dispositivos. Então fizemos, não sei, mais de 20 protótipos. Alguns não tinham botões, apenas telas sensíveis ao toque. Alguns eram arredondados, todo tipo de coisa maluca.

Então, Aoki disse que um dos modelos tinha a alavanca analógica esquerda localizada acima do direcional, assim como vemos no controle do Xbox 360 e segundo ele, essa versão foi feita porque os jogadores que gostam de FPSs costumam preferir o controle do videogame da Microsoft. Contudo, ter os analógicos lado a lado faz parte do DNA da Sony e por isso eles preferiram manter o visual do DualShock 3, para alegria de uns e tristeza de outros.

Outra opção seria ter ambos os analógicos na parte de cima do joystick, mais ou menos como acontece no GamePad do Wii U, protótipo que como sabemos, também foi deixado de lado e por mais que eu continue sonhando com o dia em que a Sony adotará um controle parecido com o do Xbox 360, já fico feliz por eles não terem surgido com algo assim.

Fonte: CVG.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários