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Produtores japoneses listam seus jogos favoritos

Revista Famitsu conversa com quatro game designers japoneses e pede que eles listem os seus três jogos favoritos. Saiba o que eles disseram.

10 anos atrás

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Uma coisa da qual eu não me canso de saber é quais os jogos favoritos de alguns dos responsáveis pela criação de outros games e e tendo a mesma curiosidade, o assistente do editor chefe da Famitsu resolveu convidar quatro game designers para tomar uns drinques em algum bar japonês e o que Kadoman Otsuka conseguiu tirar deles foi publicado na última edição da revista.

Alguns poderão lamentar o fato do rapaz não ter entrevistado os nomes mais famosos da indústria local, mas na minha opinião, é exatamente isso o que torna o artigo tão bacana, já que foge um pouco do lugar comum. Veja só que eles disseram:

- Daisuke Yamamoto, criador do Puzzle & Dragons e um dos game designers mais bem sucedidos da atualidade:

“É fácil chegar a dois, que seriam o Street Fighter II e o primeiro Pokemon. Para o terceiro, se você me forçar a condensá-los a partir de um grande número de candidatos… talvez seja o Tetris. Tenha em mente porém que eu recebi muita influência dos arcades também.”

- Kaname Fujioka, produtor da série Monster Hunter:

O primeiro que eu diria prontamente é o Mega Man original. Não há como mensurar quanta influência recebi desse jogo. Depois eu citaria o Street Fighter II, no qual gastei anos jogando contra outras pessoas nos arcades e por último, eu colocaria o primeiro Castlevania, que realmente me encantou em termos de gráficos, ambientes, música… praticamente tudo.

- Keiichiro Toyama, produtor do Siren e do Gravity Rush:

Fazendo parte da geração que fiz, tive muita influência dos arcades. Entre eles, eu diria que o Space Harrier, Xevious e o Virtua Fighter são os três que realmente mudaram minha vida na primeira vez que os vi. Realmente, porém eu provavelmente poderia listar outro dez títulos além desses.

- Yasumi Matsuno, designer da série Ogre Battle:

Se me lembro bem, me fizeram esta mesma pergunta há uma década ou algo assim para um artigo ou outro da Famitsu [risos]. Na época, acho que minha resposta foi o arcade Xevious, o primeiro The Legend of Zelda e o SimCity, que joguei no Mac.

Hoje eu diria o Zelda, o Ultima Online e o Red Dead Redemption. O Zelda é o perfeito exemplo de ter todos os aspectos do game design feitos corretamente e ainda acho que ele é o padrão para outras pessoas aprenderem. O UO, incluindo todos os eventos orientados ao multiplayer, realmente me lembra sobre o que se trata os verdadeiras RPGs, embora a mecânica seja algo que tenha me influenciado também. Finalmente, o RDR é um jogo que me lembra do charme dos títulos de mundos abertos. Foi a primeira vez em muito tempo que pensei comigo ‘eu gostaria de poder fazer um jogo como este’.

Entre as declarações, duas coisas me chamaram a atenção, a paixão que os japoneses possuem pelos fliperamas, algo que infelizmente vejo ser pouco aproveitado nos jogos atuais e o fato do Sr. Matsuno declarar admiração por um jogo ocidental, ainda mais sendo ele ambientado no Velho Oeste e com um estilo muito diferente do que os japoneses costumam apreciar.

Para mim, listar apenas os meus três jogos favoritos é uma tarefa muito difícil, mas para não dizerem que fiquei em cima do muro, acho que sem pensar muito eu diria o Metal Gear Solid, Shenmue e Ico. Mas e você, arriscaria fazer algo parecido?

Fonte: Polygon.

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