AdBlock Plus revela números de sua lista branca sem mencionar o Google

adblock-plus

Ninguém gosta de publicidade invasiva, isso é um fato inegável. O grande problema é que sites e blogs vivem disso, mesmo que você não clique nos ads (quem clica?) a simples visualização deles rende uns cascalhos úteis no fim do mês. O problema é quando o site/blog abusa da boa-vontade, enchendo a tela de pop-ups intrusivos e malignos em busca de uns trocados. Por conta disso o AdBlock Plus, o plugin mais popular de todos é um vilão e tanto para quem tenta ganhar dinheiro com anúncios, sejam eles chatos ou não.

Só que de uns tempos para cá ele deu as mãos a sites que entrassem na linha, atendendo suas exigências para que fossem incluídos em sua whitelist. Muitos disseram que a empresa havia se vendido, mas a verdade é que ela descolou um cliente excelente: o Google. Segundo informes a empresa e outros players grandes pagam para que seus anúncios passem, enquanto os demais se ralam para entrar na lista branca, que segundo números divulgados pelo gerente de Relações Públicas Ben Williams, é restritiva ao extremo.

De 2011 para cá foram feitos 777 pedidos para inclusão de seus anúncios na whitelist. Destes, apenas 9,5% foram aprovados. Williams frisa que quase metade dos pedidos eram fakes, mas ainda restam 50% do total que não foram aprovados por não cumprirem os critérios da empresa: a propaganda não pode ser intrusiva, não pode impedir o acesso ao conteúdo do site e deve ser relevante, entre outros.

Não obstante, das 148 propostas de aceitação para inclusão na whitelist, cerca de 90% são gratuitas. Ainda que o objetivo do site não seja ganhar dinheiro, o troco que o Google talvez injete no site compensaria abrir mão de cobrar de todos os outros, então isso não é uma surpresa tão grande. Como era de se esperar, nada foi mencionado sobre o Google ou os outros 10% de sites que pagariam para ter seus anúncios liberados.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples