Meio Bit » Arquivo » Hardware » Hyundai paga de Apple e aposenta acendedor de cigarros

Hyundai paga de Apple e aposenta acendedor de cigarros

Próximo ano a Hyundai pretende substituir a tradicional tomada de 12 V dos carros (aka acendedor de cigarros) por uma porta USB.

10 anos e meio atrás

car_cigarette_lighter

Uma das características da Apple, mais do que propor coisas novas, é abrir mão do legado, decretando o fim de equipamentos mesmo que a concorrência em peso faça uso deles. Isso é muito bom, força tendências e abandono de legado que quase sempre nos prende a soluções atrasadas e ineficientes.

Foi assim com o disquete, por exemplo, e com o drive de DVD. Muita gente jurou que o MacBook Air seria um fracasso por vir sem DVD, hoje todo mundo viaja com iPads debaixo do braço e não sente a menor falta.

No caso da Hyundai, estão propondo uma mudança muito mais drástica, visto que a indústria automobilística tem uma inércia muito maior que a de TI. Em 2014 vão eliminar o acendedor de cigarros de de todos os carros vendidos na Coréia.

Quer dizer, não o acendedor em si, ele já rodou faz tempo, no Brasil mesmo chamam o buraco de “tomada multi-uso” e o acendedor passa a ser vendido como opcional. A Hyundai vai eliminar a porta e substituir por uma USB.

O racional é que tudo que o motorista normal espeta hoje em dia é USB, então ao invés de depender de adaptadores de terceiros, muitas vezes não-confiáveis, melhor eliminar o intermediário e fornecer direto os 5 V em uma boa e velha porta USB.

Quem não gostou é a indústria de acessórios que dependem da tomada tradicional de 12 V, que alimenta até fornos e cafeteiras, por outro lado é uma mudança que diminuirá a quantidade de tralhas que as pessoas instalam nos carros.

Até porque, convenhamos, se você precisa de uma chaleira ou um secador de cabelos conectados no carro, você tem problemas. Ou foi despejado pela namorada.

Fonte: AN.

relacionados


Comentários