Robô resolve cubo mágico em menos de 1 segundo

whysorubik

O cubo mágico foi um dos brinquedos mais populares dos anos 80. Um quebra-cabeças infernal, tem 2¹¹ combinações possíveis, ou 43 quintilhões, ou um porrilhão, pra ser preciso. Milhões de homens-hora (ou pessoas-hora, pra ser politicamente correto) foram perdidas por gente tentando resolver essa coisa.

As técnicas eram guardadas em segredo, quem sabia não ensinava, pois resolver um cubo mágico garantia muitos pontos na escala nerd, seja lá o mérito que isso significasse.

Confesso que nunca me interessei pelo cubo mágico. Quando vi que era uma simples questão de aplicar um algoritmo, perdeu a graça. Saber resolver um cubo mágico significa apenas que você é um bom robô executor de algoritmos pré-programados.

Então, vamos direto para os robôs. Humanos limitados levam uma eternidade para resolver um cubo mágico. O recorde, atingido em março de 2013, é de 5,55 s. Não dá para comparar com este robô:

O grande mérito aqui é de robótica, não inteligência artificial. Fazer o mecanismo de precisão E velocidade foi bem mais difícil e complicado do que programar a resolução do cubo.

Mesmo assim, é legal de se ver!

Fonte: GK.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples