Meio Bit » Arquivo » Hardware » Essa é nova: Samsung está colocando travas de região em seus smartphones

Essa é nova: Samsung está colocando travas de região em seus smartphones

Samsung introduz trava de região em novos aparelhos; só é possível utilizar SIM cards de outra região após ativá-los com um cartão local

10 anos e meio atrás

galaxy_note_3

Compradores do novo Galaxy Note III se depararam com uma nova política da Samsung um tanto inusitada: a partir de agora novos dispositivos possuem uma espécie de trava de região, que impossibilita que eles sejam ativados (atenção para esse termo) pelo usuário fora da região em que foram adquiridos.

Isso tem causado uma confusão daquelas, com vários consumidores que costumam comprar smartphones fora de seu país de origem para pagar um valor mais barato (isso me lembra alguma coisa...) pensando que adquiriam tijolos bem caros, o que levou a divisão de relações públicas da Samsung alemã detalhar o que acontece, já que foi ela que divulgou em primeiro lugar que os aparelhos não funcionariam com cartões SIM de outras regiões: os aparelhos não são travados, a não ser no momento em que precisam ser ativados pela primeira vez.

Funciona assim: digamos que você tenha comprado o Note III na Europa e vai trazê-lo para o Brasil. Se você o ativar numa operadora local não há problema nenhum, ele vai funcionar aqui normalmente. Por outro lado você não vai conseguí-lo ativá-lo aqui, sendo obrigado a recorrer à assistência técnica da Samsung para fazê-lo. De qualquer forma, uma vez ativado o aparelho funcionará normalmente. A Samsung aproveitou para esclarecer que não somente o Note III, os aparelhos da linha Galaxy fabricados após julho como o Note II, o S3, o S4 e o S4 Mini também possuem a trava.

Tirando a confusão de RP, o principal motivo dessa atitude da Samsung é provavelmente desencorajar o consumidor a comprar um aparelho fora de sua região; ainda que o problema seja em teoria simples de se resolver, é mais uma preocupação que o consumidor não precisava ter e que periga pegar muito mal para a empresa. E pode ser que ainda não vimos todo o quadro: segundo este post no XDA Developers, um consumidor tailandês adquiriu um S3 na Suécia, o ativou normalmente com um chip local apenas para descobrir que o aparelho continuou não aceitando seu SIM card. Resta ver onde isso tudo vai dar.

Fonte: TNW e GigaOM.

relacionados


Comentários