Meio Bit » Arquivo » Hardware » Snap Circuits — Um brinquedo sensacional – e barato – pra molecada aprender eletrônica

Snap Circuits — Um brinquedo sensacional – e barato – pra molecada aprender eletrônica

Lego Mindstorms são maravilhosos mas custam uma pequena fortuna. Esse Snap Circuits é baratinho mas uma excelente porta de entrada no vício da eletrônica. Aproveite!

10 anos e meio atrás

sc2

Uma vez estava em uma empresa de informática, ajudando um amigo a consertar um PC. Chega perto de nós uma analista de suporte da Petrobrás, aponta pra placa-mãe e pergunta: “o que são esses quadradinhos pretinhos?”

O desconhecimento dela não era raro. A maioria das pessoas tratam equipamentos eletrônicos não como quadradinhos, mas como caixas pretas, quando poderiam saber muito mais, ao menos conhecer os princípios que regem essa área da tecnologia.

Ser hobbysta de eletrônica era bem legal, mas sendo realista, não dá para colocar um ferro de solda na mão de uma criança de 5 anos. Quer dizer, até dá, mas vai deixar marca e a criança tende a gritar muito. Idealmente haveria uma forma de apresentar eletrônica para crianças, sem o inconveniente da eletrocussão.

E há: a linha Snap Circuits, da Elenco é projetada para para crianças a partir de 8 anos, mas tem gente de 5 se divertindo com o brinquedo.

sc1

O kit básico vem com 30 componentes, de capacitores e resistores até circuitos integrados e motores. São mais de 100 circuitos diferentes, fora os que a criança pode inventar por conta própria.

O melhor: esse Snap Circuits Jr SC-100 custa… US$ 20,00 na Amazon. Há vários outros kits mais caros, de LEDs e fibra óptica até um robozinho lindinho de controle remoto.

sc3

Em tempos onde até O Pequeno Químico foi banido de usar substâncias mais “perigosas” do que água, dá gosto ver brinquedos científicos que ainda têm potencial de estimular a curiosidade, direcionar crianças para futuras carreiras em tecnologia e que passem mensagens melhores do que soldados futuristas e fogões.

Claro, nem de longe esses brinquedos são tão divertidos quanto os de antigamente, mas não podemos ter tudo…

sc4

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários