Home » Hardware » Outro dia, outro padrão. Conheçam o cabo micro-USB 3.0

Outro dia, outro padrão. Conheçam o cabo micro-USB 3.0

Outro dia, outro padrão. Agora são os cabos micro-USB 3.0, um trambolho a mais para você carregar. Parabéns!

6 anos atrás

usb30

Dizem que padrões são ótimos, por isso temos tantos. É uma boa explicação, talvez a única aceitável, mas não tira o sentimento de “era feliz e não sabia” quando reclamávamos da Apple ter mudado o conector do iPhone depois de nove anos.

Nos velhos tempos cada celular tinha seu conector, qualquer mudança de aparelho, do Nokia 3319 para o 3319,000000013555… significava novos acessórios, cabos, carregadores. Aos poucos isso foi se unificando, e da mesma forma que o micro-SD ganhou a disputa evolucionária, o USB também se padronizou.

Isso se dá pra considerar padrão USB Tipo A, USB Tipo B, mini-USB A, mini-USB B, micro-USB A e micro-USB B, mas tudo bem.

Hoje a esmagadora maioria dos aparelhos fechou com o micro-USB-B, tanto para dados quanto para carga, mas como alegria de pobre dura pouco, vem aí o… micro-USB 3.0. Aparentemente o padrão atual (2,5 W) é incapaz de suportar as cargas necessárias aos dispositivos mais parrudos, sejá lá que diabo de celular consuma 4,5 Wh por si só. Para recarregar a bateria deve ser rápido, ao menos.

É possível espetar um cabo micro-USB normal, mas aí ele funcionará como USB 2.0 e não aproveitará os 5 Gbit/s (ou 10 Gb/s).

Fonte: AB.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários