Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Drive para iOS ganha uma repaginada completa

Google Drive para iOS ganha uma repaginada completa

Entre as novidades, estão a melhoria na organização dos arquivos, possibilidade de visualizá-los em miniaturas ou listagens, além da facilidade de compartilhar via link.

10 anos e meio atrás

google_drive_ios_update

Há alguns dias, deixei um comentário neste post falando da minha compulsividade quando vejo um balãozinho vermelho em qualquer aplicativo do meu tablet. Se ele está lá, certamente há algo a ser lido ou alguma ação a ser executada. No caso do comentário, acabei me dando mal ao atualizar o Google Authenticator e perder todas as minhas configurações. Porém, nesta sexta, a minha surpresa foi mais do que boa com o Google Drive.

Acordei, vi a bolinha vermelha na App Store e mandei ver. Assim que acabou a atualização, abri o aplicativo e fiquei de boca aberta com a repaginada que o Google deu nele. De cara, a interface foi completamente refeita. Ao acessar “Meu disco” (êpa!), os usuários contam, na parte superior, com uma caixa de pesquisa que facilita muito na hora de encontrar um arquivo. Além de pesquisar pelo nome, o aplicativo também faz uma varredura por textos, inclusive os dentro de imagens (via OCR), e tem a capacidade de reconhecer objetos nas imagens (não testei, mas parece ser bem interessante).

Outra mudança foi no sistema em que as pastas e arquivos são listados. Anteriormente, era tudo junto e misturado, uma bagunça só que não facilitava em nada a vida do usuário. Agora, eles são separados por pastas e arquivos e podem ser listados no modo de miniaturas ou de listagem corrida. Particularmente, acho o primeiro método muito mais bonito e prático. O app também é cheio de animações e dividido em cartões, no melhor estilo Google Now (e muitos outros apps do Google).

google_drive_ios_update_arquivos

Ao acessar um arquivo ou pasta, agora é possível realizar várias modificações diretamente através do aplicativo. A melhor delas, sem dúvida, foi a adição da opção de copiar o link do arquivo, o que facilita muito na hora de compartilhar o link com um amigo através de e-mail ou qualquer outro serviço. A maneira com que os arquivos são exibidos também foi modificada, tornando a tarefa de encontrar visualmente o que se quiser muito mais fácil.

Aparentemente, o Google tem se antecipado ao lançamento do iOS 7 e liberado atualizações dos seus aplicativos já com a interface do novo sistema operacional móvel da Apple. Para os usuários, isso significa menos atualizações após o lançamento, quando, normalmente, a lojinha de aplicativos fica congestionada e os updates levam anos para serem concluídos.

Particularmente, gostei muito da nova versão do Google Drive para iOS. E vocês?

relacionados


Comentários