Governo do Brasil TAMBÉM pode aderir às máquinas de escrever, e isso nem é o pior

sapatofone

Nos últimos dias o Governo Brasileiro tem caprichado no teatrinho da falsa indignação, quando vazaram documentos dizendo que as comunicações da Presidência da República são monitoradas pela NSA. Chega a ser divertido ver os representantes oficiais chocados, CHOCADOS com a existência de espionagem entre países, coisa que até o Brasil faz e já fez. ← compre este livro, depois me agradeça.

Dado que espionagem nem de longe é idéia nova, é de se esperar que países e empresas se previnam. As medidas vão de proibição de celulares no 1º Escalão do Governo, como a Bolívia, até notícias desencontradas de que a Rússia trocaria computadores por máquinas de escrever, tecnologia que deu tão certo na Guerra Fria, quando não havia espionagem.

Agora uma coluna d’O Globo solta uma bomba:

Com a violação de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente Dilma, o Planalto pode reduzir o uso da tecnologia. O telegrama e o fax, obsoletos, podem voltar a ser usados. Há assessores propondo voltar à máquina de escrever, como fez a Rússia quando soube do monitoramento.

Então vejamos: ao invés do e-mail vão usar telegramas, que hoje em dia viajam pela MESMO internet, mas dependem de controle manual pro envio, envelopamento, entrega, etc. E FAX, usando sem criptografia as mesmas linhas telefônicas mais que interceptáveis. Máquinas de escrever? Claro, a agilidade conseguida será impressionante.

Aqui, um mea culpa. Achamos que as comunicações estratégicas são feitas à bangu, como dizemos no Rio. Que não há controle ou medida de segurança nenhuma. É verdade, mas não por culpa dos responsáveis técnicos.

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (CEPESC) desenvolveu um sistema de criptografia para e-mails onde pendrives com chaves criptográficas são usados, todo o 1º Escalão do Governo tem acesso à tecnologia, mas fica evidente que não gostam, “dá trabalho”.

Dilma Rousseff escreve poucos e-mails e só conversa com seus ministros por telefone ou pessoalmente. Quem trabalha com ela conta que a presidente não é da geração dos torpedos e que recorre sempre à boa e velha forma de se comunicar

“Ah mas então estão dando mole”

Não, pois o mesmo CEPESC desenvolveu um celular com criptografia e distribuiu para a Presidenta e todos os Ministros. Com a palavra o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo:

Todos os ministérios têm um telefone criptografado e recebemos periodicamente ligação dos técnicos encarregados, para ver se estão funcionando. A presidente da República nunca me ligou por um desses telefones. Ela liga no meu celular e às vezes eu levo uma bronca porque faltou uma informação…”

Ou seja: Não é questão de terem violado a criptografia, coisa que a NSA faria com um pé nas costas. É o Governo não ter a MENOR preocupação com segurança, e agora pagar de vítima. E o problema não é Washington acessar essas informações, é ela ser lida por Caracas ou Buenos Aires.

O que não dá é manter uma postura como a do Ministro Bernardo, que ainda disse:

“Não há nenhuma preocupação de que seja vazado o que nós falamos. Ouvir ligações, copiar dados de e-mails (sem autorização judicial) é crime. Se aconteceu em território nacional, é assim que deve ser tratado”

Como assim? Se as informações do ataque do Dia D vazassem não teria problema se prendessem o espião? Não, Ministro, NÃO. Informação estratégica não pode vazar. Tá certo que sua pasta e é das Comunicações, mas não precisa se comunicar TANTO.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples