Home » Fotografia » Após vazamento HDMI 2.0 é anunciado oficialmente: novo padrão suporta 4K a 60 fps

Após vazamento HDMI 2.0 é anunciado oficialmente: novo padrão suporta 4K a 60 fps

HDMI é atualizado para a versão 2.0: com banda de 18 Gb/s, ele é capaz de transmitir vídeos 4K a 60 fps e oferece suporte a 32 canais de áudio

7 anos atrás

hdmi-cable

Logo depois de um release da Panasonic vazar com informações sobre o novo padrão de vídeos, a HDMI Licensing acaba de revelar a versão 2.0 da interface, aproveitando a nova onda das TVs 4K que ao que tudo indica será o grande foco da IFA 2013, que começa hoje apenas para empresas, convidados e imprensa. Na verdade o padrão deveria ser lançado há um ano, mas divago.

A largura de banda foi elevada para 18 Gb/s, o que torna o novo padrão plenamente capaz de transmitir vídeos com resolução de 3840 x 2160 pixels a 60 fps, além de oferecer suporte a 32 canais de áudio e extensões CEC (Consumer Electronics Control) adicionais, o sistema de sincronia entre a TV e outros dispositivos, o que evita aquele acúmulo de controles-remoto no seu sofá.

O conector permanece o mesmo, como em toda atualização do padrão. Os cabos Categoria 2 são compatíveis com o novo padrão e as empresas de TV já estudam lançar patchs de atualização para as TVs 4K já disponíveis no mercado. O único porém é que dongles como o Chromecast a princípio não são compatíveis.

A HDMI Licensing fará o anúncio oficial numa conferência na sexta-feira, data em que a IFA 2013 será aberta ao público.

Fonte: HDMI via Engadget.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários