Meio Bit » Arquivo » Games » Retrocompatibilidade, você sente falta?

Retrocompatibilidade, você sente falta?

15 anos atrás

Eu já elogiei a atual geração de consoles aqui algumas vezes. Acho fantástico as opções online que os novos videogames possuem, gosto da forma como as micênicas dos jogos evoluíram, mas tem algo que não consigo aceitar, porque as produtoras cortaram a retrocompatibilidade? Bom, antes que o astuto leitor carregue suas armas para atirar nesses que vos escreve afirmando que ela existe, gostaria de argumentar minha indignação.

Para começar, vamos falar do Xbox 360. Antes do lançamento do seu videogame, a Microsoft anunciou que o aparelho poderia rodar os jogos do seu irmão mais velho. Tudo bem, ele realmente consegue realizar a tarefa, porém, a lista de compatibilidade chega a beirar o ridículo.

Siga meu raciocínio, além de não possuir muitos títulos, os espertos foram capazes de cometer algumas atrocidades, como por exemplo deixar o Metal Gear Solid 2 de fora, ou incluir apenas a primeira versão do bom RalliSport Challenge. Quer outra prova do quanto bizarra essa lista de compatibilidade é? Você poderá jogar no seu Xbox 360 os Silent Hill 2 e 4, mas o terceiro jogo da série não.

dori_ret_18.12.08

Mas não pense você que o problema é exclusividade dos donos de um 360. Quem comprou um PS3 também corre o risco de ficar sem a possibilidade de jogar os seus games preferidos do Playstation 2. Corre o risco pois entre as milhares de versões do console, apenas algumas poucos possuem retrocompatibilidade.

O que acho mais curioso neste caso é que antigamente o videogame negro vinha com o mesmo processador do PS2. A Sony então retirou o Emotion Engine para baratear o custo de produção e fez com que os jogos do antigo console rodassem através de emulação. Até aí tudo bem, mas quem tem um PS3 de 40GB não pode contar com a funcionalidade. O motivo? sinceramente não sei dizer.

Isso inclusive me faz pensar, se o modelo mais caro do videogame consegue rodar os jogos do PS2 através de emulação, o que impede que a versão mais barata faça o mesmo? A Sony não poderia lançar uma atualização de firmware que melhorasse a vida dos donos de um desses aparelhos (eu incluso)?

De toda forma, ao menos o Wii não sofre desse mal. Aqueles que possuem um videogame desse pode tranquilamente jogar seus games do Game Cube, sem frescuras, sem impedimentos, apenas usando o controle do antigo console.

Você pode até me chamar de chato, mas tente se colocar no meu lugar e não ter jogado o Metal gear Solid 2 e 3, mesmo estando com os jogos em casa e por isso não sentir a menor vontade de partir para a quarta aventura de Snake. Simplesmente porque a Sony não quer que eu rode jogos do PS2 no meu videogame. Lamentável.

relacionados


Comentários