Home » Meio Bit » Anúncios » Android Open Source

Android Open Source

10 anos e meio atrás

No dia 21 de outubro todo o código fonte do Android foi liberado como open source sob a licença Apache em sua maioria, que é uma licença BSD like. As licenças BSDs permite que os desenvolvedores modifiquem o código, porém não os obriga a distribuir as modificações, como ocorre com as licenças GNU. Na página http://source.android.com/ é possível fazer o download do código fonte completo.

No código-fonte estão incluídos o kernel do Linux, plataforma de aplicativos, bibliotecas do sistema, bibliotecas gráficas e de reconhecimento de fala, bibliotecas para tocar videos e sons, browser, discador e gerenciador de contatos. Realmente há diversas áreas para quem quiser trabalhar nele. O pacote com os fontes contém 2.1 Gigabytes e são necessários mais 6 Gigabytes para o "build" completo. Na página do projeto há instruções detalhadas de como obter os fontes e compila-los.

Então, o código-fonte esta lá, as instruções estão lá (sim, o telefone está "lá" também, pois não temos previsão de lançamento do G1 ou qualquer outro que utilize o Android aqui no Brasil), mas enquanto isso pode-se trabalhar no Android como desenvolvedor de aplicativos utilizando seu código ou trabalhando diretamente na sua pilha de softwares com o código-fonte. Bom proveito!

relacionados


Comentários