Home » Hardware » AMD se divide

AMD se divide

11 anos atrás

Os problemas da AMD têm sido bem grandes e já faz tempo.

Para tentar ao menos amenizar a crise interna, a empresa anunciou hoje pela manhã que se dividirá em duas. Agora uma parte será responsável pelo desenvolvimento dos processadores, enquanto que a outra, conhecida por enquanto como "The Foundry Company", irá fabricá-los. Isso dá direito, inclusive, que ela fabrique chips para outras companhias.

Foi comunicado ainda que dois fundos de investimentos (adivinhe de onde) injetarão 6 bilhões de dólares nas duas companhias para a ampliação da fábrica de chips. O negócio deverá ser concluído no início de 2009 e só falta ser aprovado pelos acionistas.

Para se ter uma noção da situação da AMD, em junho passado a empresa comunicou que era detentora de uma dívida na casa de 5.3 bilhões de dólares, sendo que em caixa ela tinha por volta de 1.6 bilhões. Há muito tempo vemos um domínio esmagador por parte da Intel no mercado de chips para "desktops" e, se antes a AMD acenava como uma rival de peso, nos últimos meses ela não parecia incomodar nem de longe a sua maior rival.

A esperança agora é que a AMD consiga se reerguer. Caso contrário, quem poderá "pagar a conta" seremos nós, os consumidores. Vale mencionar que agora a Intel passará a ser a única empresa de respeito que desenvolve e fabrica seus próprios chips, o que sem dúvida lhe dá algumas vantagens. 

dori_amd_07.10.08

[via NYT]

relacionados


Comentários