Microsoft pegando pesado com fabricantes de Scareware

Que o Windows é alvo número de todos os criadores de vírus e malware ninguém discorda, mas mesmo um relógio quebrado está certo duas vezes por dia, e nem o Windows pode estar sempre “errado”. Só que alguns programas investem justamente na imagem de sistema vulnerável do Windows para vender seu peixe. O termo aliás é perfeitamente adequado, pois da mesma forma que pescado, esses programas começam a feder depois de 24 horas.

São softwares que mostram mensagens de “alerta”, anunciando violações de segurança, vírus e malware em seu sistema, mesmo sem terem rodado nenhum tipo de scanner.

scareware

 

Esses programas são feitos para enganar e assustar leigos, que pagam bom dinheiro por sua “proteção”. Sem contar que vários desses programas trazem de reboque malware, trojans e vírus.

Um dos maiores exemplos é um tal de Registry Cleaner XP, que sempre indica que há algo de errado ou suspeito com seu PC. Para em seguida oferecer um programa de limpeza, que custa módicos US$39,95.

A Microsoft agora entrou na Justiça contra a empresa produtora do software pedindo indenização e exibindo que o site e os anúncios sejam retirados do ar. O Promotor de Justiça Rob McKeena, do Estado de Washington apóia o processo, e diz:

Não vamos tolerar avisos alarmistas e enganadores ou “scanners grátis” , que tentam convencer os usuários a comprar softwares para resolver problemas que eles não têm”

Vejamos o que diz o tal programa no meu computador:

postscaptura8

 

Claro, não há detalhes sobre quais seriam tais aplicações e entradas suspeitas no Registro, eu tenho que confiar no programa, pagar US$39,95 e acreditar que ele iria “reparar entradas no registro, otimizar a velocidade do sistema, bloquear popups e melhorar a velocidade do sistema”, como diz no site.

O programa aliás é tão bom que segundo as especificações funciona do Windows 95 ao 2000. Rodei no Vista e nem reclamou 😉

Espero que a Microsoft ganhe essa, pois o que o mundo menos precisa são picaretas que vivem de explorar o medo e ignorância alheios.

Fonte: Ars Technica

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples