Meio Bit » Arquivo » Indústria » Empresas se unem contra a pirataria

Empresas se unem contra a pirataria

15 anos e meio atrás

Em mais um movimento visando o combate à pirataria, algumas gigantes se uniram para criar o Arts + Labs, um projeto que entre outras coisas tentará cobrar dos provedores de internet um maior controle sobre o que os usuários estão copiando da web. Liderado pela Microsoft, NBC Universal, Viacom, AT&T, Cisco Systems e a associação de compositores dos EUA, o projeto conta ainda com o apoio de alguns políticos do país.

dori_al_26.09.08 Um dos argumentos que o Arts + Labs vem usando como motivo para que a pirataria na web seja contida é que se os provedores puderem se defender da "poluição e troca ilegal de arquivos na web", isso diminuirá o congestionamento e lentidão, melhorando a experiência online de todos os consumidores. Embora soe um pouco forçado, o raciocínio não deixa de fazer um certo sentido.

É claro que ainda é cedo para dizermos se a iniciativa terá sucesso ou não, mas se pensarmos que eles possuem pessoas dentro do governo e que estamos falando de empresas muito poderosas, não é difícil de acreditar que eles irão no mínimo fazer barulho. O maior problema talvez seja o espírito ditatorial imposto pelo Arts + Labs, já que caberia aos provedores decidir o que o usuário pode ou não acessar.

D toda forma, ao menos o projeto serve para continuarmos discutindo o que a indústria (e porque não os consumidores?) deve fazer para que o cenário atual mude, pois uma coisa é certa, da maneira como está, não dá para ficar por muito mais tempo.

[via NYT]

relacionados


Comentários