Home » Destaques » Samsung já está produzindo memórias DDR4 em massa, inicialmente voltadas para servidores

Samsung já está produzindo memórias DDR4 em massa, inicialmente voltadas para servidores

Samsung se antecipa "um pouquinho" e anuncia já estar produzindo módulos de memória DDR4 em massa. O único problema é que ainda não há hardware compatível

6 anos atrás

"Tira o dedão dos contatos, japinha!"

A Samsung anunciou hoje que já começou a produção em massa das memórias DDR4, treze meses após a JEDEC publicar suas especificações finais. A gigante coreana ressaltou que inicialmente as memórias serão voltadas para sistemas avançados e de grande porte, tais como data centers e servidores.

A Samsung conseguiu produzir módulos com chips de RAM DDR4 de 4 Gb (ou 512 MB) com litografia de 20 nanômetros. O módulo nas mãos da modelo acima (que nota-se, nunca montou um PC na vida) é um módulo de 32 GB, capaz de trabalhar numa frequência de 2.133 MHz, o limite atual da DDR3 de 20 nm. Entretanto a média da taxa de transferência foi aumentada em até 25%, ou 2.667 MHz, mas com ganho de eficiência no consumo de energia de até 30%.

ddr4-modules

Claro, todas essas vantagens são limitadas por um único problema: nenhum computador hoje dá suporte. Como os controladores de memória estão atrelados às CPUs será preciso esperar a próxima geração de processadores. A arquitetura de alta performance Haswell-E da Intel que chegará ao mercado em 2014 será a primeira a dar suporte, enquanto que apenas em 2015, com a chegada da arquitetura Skylake (o "tock") as memórias DDR4 estarão disponíveis para todos. Até onde se sabe, a família de processadores Broadwell (o "tick") continuará a usar memórias DDR3.

Fonte: Samsung via Ars Technica.

relacionados


Comentários