Meio Bit » Arquivo » Internet » Hangouts ganhará chamadas de vídeo em HD

Hangouts ganhará chamadas de vídeo em HD

Transmissões em HD serão disponibilizadas inicialmente ao Hangouts On Air e, depois, ao Hangouts normal. O usuário precisará de uma webcam HD e uma boa conexão.

10 anos e meio atrás

hangouts_hd

Transmissão em HD deve melhorar a experiência dos usuários (Imagem: Chee Chew)

Talvez a funcionalidade do Google+ mais utilizada por quem não utiliza o Google+ (entenderam?), o Hangouts sempre recebeu uma atenção especial pelo Google talvez (e principalmente) pelo fato de o recurso ser um dos grandes diferenciais da plataforma social da empresa e pela grande quantidade de maneiras que ele pode ser utilizado.

Nesta quarta-feira, o Google confirmou que começou a disponibilizar, aos usuários, a possibilidade de transmitirem Hangouts On Air em HD. A novidade somente foi possível através da mudança do codec de compressão de vídeo, que foi alterado do antigo H.264 para o projeto de código aberto VP8 do Google. A novidade será implementada em todos os HOA até o final deste semana e, durante as próximas semanas, o Hangouts (sucessor do Gtalk) também ganhará a nova opção. Para desfrutar da nova transmissão, o usuário deverá ter uma webcam que transmita em HD (dã!) e, claro, uma conexão com um upload decente (algo meio raro no Brasil).

Ao que tudo indica, a novidade é apenas o início de uma mudança ainda maior planejada pelo Google. O objetivo da gigante das buscas é, em um futuro não muito distante, adotar o WebRTC nas transmissões de vídeo do serviço, abolindo, assim, a necessidade de se instalar qualquer tipo de plugin nos navegadores. No entanto, o formato ainda está meio verde e precisa amadurecer para ser utilizado em massa, uma vez que ele ainda não permite a utilização de diversos recursos oferecidos no Hangouts e também não conta com um bom suporte ao controle de banda utilizado pelas conferências.

Confesso que fico muito feliz em ver o Google aprimorando ainda mais o Hangouts (seja o On Air ou o normal). Além de um dos grandes diferenciais do Google+, o recurso tem se mostrado extremamente útil na disseminação do conhecimento. Por ser gratuito e não requerer grandes investimentos em hardware, o HOA tem sido amplamente utilizado por educadores na transmissão de aulas e palestras ao vivo. Espero que a concorrência trabalhe para superar o Google e, assim, os usuários sairão ganhando.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários