Hangouts ganhará chamadas de vídeo em HD

hangouts_hd

Transmissão em HD deve melhorar a experiência dos usuários (Imagem: Chee Chew)

Talvez a funcionalidade do Google+ mais utilizada por quem não utiliza o Google+ (entenderam?), o Hangouts sempre recebeu uma atenção especial pelo Google talvez (e principalmente) pelo fato de o recurso ser um dos grandes diferenciais da plataforma social da empresa e pela grande quantidade de maneiras que ele pode ser utilizado.

Nesta quarta-feira, o Google confirmou que começou a disponibilizar, aos usuários, a possibilidade de transmitirem Hangouts On Air em HD. A novidade somente foi possível através da mudança do codec de compressão de vídeo, que foi alterado do antigo H.264 para o projeto de código aberto VP8 do Google. A novidade será implementada em todos os HOA até o final deste semana e, durante as próximas semanas, o Hangouts (sucessor do Gtalk) também ganhará a nova opção. Para desfrutar da nova transmissão, o usuário deverá ter uma webcam que transmita em HD (dã!) e, claro, uma conexão com um upload decente (algo meio raro no Brasil).

Ao que tudo indica, a novidade é apenas o início de uma mudança ainda maior planejada pelo Google. O objetivo da gigante das buscas é, em um futuro não muito distante, adotar o WebRTC nas transmissões de vídeo do serviço, abolindo, assim, a necessidade de se instalar qualquer tipo de plugin nos navegadores. No entanto, o formato ainda está meio verde e precisa amadurecer para ser utilizado em massa, uma vez que ele ainda não permite a utilização de diversos recursos oferecidos no Hangouts e também não conta com um bom suporte ao controle de banda utilizado pelas conferências.

Confesso que fico muito feliz em ver o Google aprimorando ainda mais o Hangouts (seja o On Air ou o normal). Além de um dos grandes diferenciais do Google+, o recurso tem se mostrado extremamente útil na disseminação do conhecimento. Por ser gratuito e não requerer grandes investimentos em hardware, o HOA tem sido amplamente utilizado por educadores na transmissão de aulas e palestras ao vivo. Espero que a concorrência trabalhe para superar o Google e, assim, os usuários sairão ganhando.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples