Meio Bit » Arquivo » Games » Dia da ressaca e a maldita NAT

Dia da ressaca e a maldita NAT

16 anos atrás

É rapaziada, a festa acabou, sobrou apenas a ressaca (para alguns!) e a dor de cabeça. Sim, pois toda festa que se preze tem que dar algo errado e no encontro de ontem entre os leitores, algo não funcionou, literalmente.

Ao ligar meu Xbox 360 por volta de 21:20h já havia algumas pessoas dentro do jogo, então tratei de criar o servidor e começar a convidar o pessoal. Tenho que mencionar o fato de que eu nunca havia visto tantas pessoas online na minha lista de amigos ao mesmo tempo e ainda por cima todos jogando GTA IV.

Após o servidor criado, começaram os problemas. Convites enviados, amigos dentro do jogo, mas peraí! Está faltando gente. Além daqueles que por um motivo ou outro não apareceram, algumas pessoas simplesmente não conseguiam entrar no jogo. Caso do Glacial, do BeGod e do Fábio Bracht. Fizemos vários testes e não conseguimos descobrir o motivo. Alguma falha no jogo? Problema na Live? Na minha conexão? Notamos que o Glacial foi desconectado de um servidor após eu entrar, chegamos até a cogitar a hipótese de que Liberty City seria pequena demais para nós dois, mas o fato é que a ausência desses jogadores acabaram deixando a festa menos divertida.

A boa notícia é que agora pela manhã o Glacial conseguiu descobrir qual era o problema. Ao fazer o teste de rede do console ele notou que a opção NAT estava como Limitada. Após uma busca ele viu que as portas usadas pelo X360 devem estar abertas e apenas esta mudança no roteador já permite que as pessoas com limitações na NAT consigam jogar entre si. A minha conexão também estava assim e após fazermos a liberação das portas, conseguimos, agora pela manhã jogar juntos. Então fica aqui a dica, que não conseguiu jogar com a gente ontem de noite, faça a liberação das portas e assim você não terá mais problema para jogar online.

As portas a serem liberadas são as seguintes:

- UDP 88 
- UDP 3074
- TCP 3074

Contudo para quem entrou, acho que a brincadeira foi divertida. Após ficarmos nos matando no Free Mode, o que por si só já garantiu boa risadas, formamos um time com 6 pessoas e fomos disputar uma partida no Team Deathmatch. Estavam lá o Lucas e o Wagner do Goluck, o roniuj, o IzzyNobre, o Durfan e logo no início o Dimitri do BlogeZ que não conseguiu participar mais pois deu uma pane elétrica na casa do cara o.Ô

Como nunca havíamos jogado juntos, posso dizer que nossa atuação no Deatchmatch foi pífia e no final tivemos que ficar ouvindo os gringos darem risadas de nós, mas como o que vale é competir, acho que valeu a jogatina. Após a partida, tentamos entrar em outras partidas, mas como estávamos preocupados em tentar fazer com que os "excluídos" participassem da festa, acabamos ficando no lobby mesmo. Um matando o outro e jogando conversa fora. Rolou até uma mega-briga entre os participantes, sem armas, só na base do soco e ponta-pé, até que algum psicopata puxou uma pistiola e acabou com o nosso protótipo de Clube da Luta 🙂

Acho então que o saldo que ficou foi de uma encontro divertido e que poderá ter sido apenas um embrião de futuros quebra-paus. Da minha parte já está certo. Se o pessoal quiser, em breve tem mais. Só não esqueçam de verificar suas configurações NAT 😉

relacionados


Comentários