Meio Bit » Arquivo » Games » CEO da PopCap não acredita que free-to-play seja um modelo maligno, desde que bem implementado

CEO da PopCap não acredita que free-to-play seja um modelo maligno, desde que bem implementado

Para a PopCap o modelo free-to-play adotado por Plants vs. Zombies 2 é um exemplo de uso responsável da ferramenta sem a necessidade de extorquir o jogador

11 anos atrás

plants-vs-zombies-2

Ainda que por enquanto restrito ao iOS, Plants vs. Zombies 2 se tornou um sucesso instantâneo, pulando rapidinho para o número um dos Top 10 principais apps da lojinha da Apple. Entretanto o game tem recebido algumas críticas a respeito dele ter finalmente se rendido à atual praga dos videogames, as microtransações.

Entretanto, durante entrevista ao GeekWire o CEO da PopCap Dave Roberts não acredita que o recurso seja de todo ruim; para ele se bem utilizada é uma ferramenta útil e essencial para monetizar a plataforma.

Roberts se diz impressionado com os excelentes números que o app conseguiu: "Acho que ninguém da EA (dona da PopCap) viu um app chegar tão rápido ao Top 10. Eu acho que atingimos no dia de lançamento a mesma quantidade de downloads mobile que levamos cinco meses para atingir com a primeira versão. A versão de PC precisou de um ano para chegar nessa marca".

Sobre o free-to-play, que muitos com razão acusam de ser um formato mesquinho para fazer dinheiro, ainda mais considerando o olhar da EA acompanhando tudo, Roberts aponta que a maioria dos games de sucesso da App Store utilizam a ferramenta e que ela pode ser usada de forma benigna, mas entende a preocupação do público por games que ou vendem ferramentas para se dar bem no game de forma desequilibrada (o famigerado pay-to-win) ou não entregam o game completo sem que o jogador abra a carteira:

"As pessoas decidiram que o free-to-play é a melhor forma para monetizar, e alguns puristas dizem que a indústria forçou a isso. (...) É possível abusar de qualquer modelo de negócios, e as pessoas dizem 'você pode fazer coisas horríveis com isso'. É verdade, mas nós temos em PvZ uma marca importante e estamos tentando protegê-la."

Antes do lançamento do jogo, o produtor Allan Murray disse à Edge que a PopCap estava preocupada em não criar um jogo que crie a sensação de que ele está extorquindo os jogadores. "Ele não possui paywalls, não há limite de vida, nem uma insistência em marcar amigos no Facebook (oi Candy Crush Saga!) ou pague para ir pára o próximo nível". Então do ponto de vista da PopCap, os jogadores podem ficar tranquilos.

Plants vs. Zombies 2 está disponível de graça na App Store. A EA declarou que versões para outras plataformas serão lançadas "entre o fim do ano e o início de 2014", sem data definida.

Fonte: Joystiq.

relacionados


Comentários