Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Dia 19 de Agosto - Dia Mundial da Fotografia

Dia 19 de Agosto - Dia Mundial da Fotografia

Hoje, 19 de agosto, comemoramos o Dia Mundial da Fotografia. Nada melhor do que pegar sua câmera e sair para fotografar.

11 anos atrás

Hoje, 19 de agosto, comemoramos o Dia Mundial da Fotografia. A data é celebrada neste dia por ter sido em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências apresentou ao mundo o Daguerreótipo, a primeira câmera fotográfica do mundo. Ela foi inventada pelo francês Louis M. Daguérre que, por sua vez, se aproveitou das descobertas de outro francês, Joseph Nicéphore Niépce. Desta data até hoje a tecnologia da fotografia se transformou e evoluiu, mas o ato fotográfico passou por apenas duas grandes revoluções. A primeira foi em 1888 quando George Eastman lançou sua câmera Kodak e trouxe para todas as pessoas a possibilidade de executar fotografias no seu cotidiano (até o momento para ter um retrato era preciso procurar um fotógrafo profissional). A segunda grande revolução aconteceu no final dos anos 1990 com o surgimento e popularização da fotografia digital, o que trouxe uma democratização sem precedentes para a fotografia.

Nunca se produziu tantas imagens como nos dias de hoje. Milhões de imagens inundam a internet todos os dias e, embora a produção seja gigantesca, nunca se fotografou com tanta falta de conhecimento ou estética como agora. Tudo bem, o contrário também existe, pois a quantidade de pessoas procurando conhecimento e produzindo fotografia de qualidade também nunca foi tão grande quanto agora. A fotografia é uma forma de expressão e comunicação. Serve para fins comerciais e artísticos e o acesso ao conhecimento e ferramentas se mostra democratizado em nossos dias. Talvez seja a expressão artística mais democratizada que possuímos, pois câmeras fotográficas se encontram em todos os lares e até mesmo em nossos telefones e tablets. Uma grande possibilidade de produção de conhecimento e também a utilização para fins educativos. Basta apenas saber como utilizar tudo isso a nosso favor.

Porém, a meu ver, fotografar e um ato particular e envolvente que une vários aspectos. Temos o artístico, o cultural, o intelectual e, também, o lúdico. Afinal de contas, fotografar é um grande barato, uma diversão e, também, uma fonte de terapia para muitas pessoas. Então, neste dia 19 de agosto, vamos pegar nossa câmera, sair para fotografar e mostrar ao mundo as fotos maravilhosas que podemos fazer.

daguerreotipo

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários