Meio Bit » Arquivo » Games » Papo de bola, agora a EA manda no jogo

Papo de bola, agora a EA manda no jogo

16 anos atrás

Fica difícil dar os créditos à EA, mas hoje, no ínicio da nova geração de vídeogames, é ela quem manda. O FIFA 08 realmente é superior que o PES 08 da Konami. Parece até que o sucesso subiu à cabeça da empresa japonesa que estacionou no tempo e deixou ser ultrapassada pela gigante Eletronic Arts.

Parece até a história da lebre e a tartaruga, desde a versão 1997 para o PsOne, a série Winning Eleven destruía, pisava em cima, humilhava Fifa. Que foi um sucesso no Mega Drive, mas não conseguiu manter a qualidade durante as versões seguintes. Winning Eleven foi ficando melhor e Fifa também trabalhava para melhorar, mas nunca chegava aos pés da Konami.


Fifa 08

Nas duas últimas versões do Fifa, notou-se uma evolução estrondosa do jogo, parece que eles pegaram o que o Winning Eleven tinha de bom, copiou e o superou nos seus pontos fracos. Pelo outro lado, a Konami não se importou e parece ter errado jogo após jogo desde a décima versão para o Playstation 2. Quando, na minha opinião, o auge da série foi a nona versão, em que a jogabilidade ficou ótima, as defesas ficaram equilibradas e os jogadores ficaram mais reais, pois erravam mais passes e chutes, tornando o jogo mais realista em relação ao Winning Eleven 8. Essa versão 9 foi criticada pelos jogadores pois estava "muito difícil" e tornou-se novamente mais fácil na versão 10 e nas próximas, esse foi um grande erro da Konami.

Outra coisa que a Konami ainda não aprendeu foi que quando mudamos de geração de vídeogames, a capacidade gráfica aumenta absurdamente (retirando o Wii) e podemos fazer jogos mais realistas com novas animações. Não apenas pegar o que tem, dar uma melhoradinha nos gráficos e põe lá para todo mundo jogar. Isso também aconteceu na transição PsOne - Playstation 2. A diferença entre FIFA e PES no Xbox 360 é gritante. Quando fui à casa do Dori jogar, eu, um viciado em WE tive que admitir que meu jogo de futebol preferido está perdendo. "Os jogadores do PES parecem uns robozinhos correndo no gramado", comentário do pec23 enquanto jogávamos. E realmente parece. Apesar de eu não estar acostumado ao jeito FIFA de jogar, vi que o jogo está muito bom e que a qualidade está melhor.


Pro Evolution Soccer 08

Tomara que a Konami abra os olhos e melhore sua série de futebol, assim como fez algumas melhoras durante sua trajetória, como em WE 4 e WE 8, nas quais a jogabilidade foi alterada e muito bem aceita pelos jogadores do mundo todo e parabéns a EA que está fazendo um ótimo trabalho com o FIFA, melhorando a cada versão. Com essa concorrência acirrada, teremos simuladores de futebol cada vez melhores!

relacionados


Comentários