Meio Bit » Arquivo » Games » ToCA Race Driver 3

ToCA Race Driver 3

16 anos atrás

É comum afirmar que existem dois tipos de jogos de corrida: os simuladores e os estilo Arcade. Contudo, seria correto afirmar que muitos jogos estariam entre essas duas categorias. ToCA Race Driver 3, desenvolvido pela Codemaster estaria neste patamar. Nesta análises você saberá um pouco mais sobre um dos melhores jogos de corrida disponíveis.

Vivendo na pele de um piloto profissional

O modo principal de ToCA 3 é o "World Tour". Nele você estará na pele de um jovem piloto que está tentando fazer carreira no esporte. Embora apareçam algumas cenas não interativas entre uma corrida e outra, o destaque fica para a possibilidade de escolher quais campeonatos irá disputar.

Funciona assim: Após vencer uma competição, lhe será apresentado a duas ou três categorias de veículos diferentes para continuar sua carreira. A meta seria chegar até o posto de piloto de um Fórmula 1, mas até lá, terá a oportunidade de pilotar caminhões, karts, carros de turismo, caminhonetes, entre tantos outros. Isso adiciona uma infinidade de possibilidades à vida útil do game e com certeza muitos começarão a carreira novamente só para destravar novas categorias.

Nem arcade, nem simulador

Em se tratando de jogabilidade, os produtores optaram por fazer um meio termo entre os simuladores mais complexos (GTR2) e os arcades (Need for Speed). Essa decisão deve ter sido tomada para agradar a todos os tipos de jogadores. No inicio será um pouco complicado manter os carros na pistas, mas após algumas voltas pelos circuitos você já dominará os controles. Por falar em controle, o game funcionou perfeitamente com o meu do Xbox 360, tendo boas respostas e sendo muito preciso.

Vale lembrar que o game conta com um bom sistema de colisão. Os carros podem ter várias parte quebradas e isso ajuda dificultar ainda mais as corridas. Se você está acostumado com o Gran Turismo, é bom se preparar, em ToCA 3 qualquer colisão pode fazer você ficar sem uma roda ou perder o aerofólio, o que prejudica e muito a dirigibilidade.

A dificuldade do jogo é algo que gera polêmicas. Enquanto no início da carreira os adversário são verdadeiras damas no volante, a partir da metade do jogo a coisa começa a ficar revoltante. Além dos carros se tornarem cada vez mais difíceis de serem guiados, os veículos guiados pelo computador se tornam verdadeiros campeões mundiais. Qualquer erro que você cometer irá comprometer toda a corrida e não serão raras as vezes que terá de reiniciar as corridas.

A propósito, os carros diferem muito sua jogabilidade, o que torna o jogo mais real, mas também te faz ter que "reaprender" a forma como controlar os veículos. Você sentirá claramente a sensação de velocidade nos monopostos, enquanto que nos veículos mais pesados as coisas parecem mais lentas.

Belos gráficos, belos efeitos sonoros

Tecnicamente o game impressiona. ToCA 3 possui  gráficos belíssimos onde a cada batida voam muitos pedaços dos carros, a lataria reflete a luz e os cenários são muito bem montados. particularmente não gostei muito dos replays, já que o mesmo não mostra a mesma qualidade de imagem da corrida em si. Outra fato que chama a tenção é que "o cara que controla as câmeras' desse modo parece estar bêbado, já que vive perdendo as melhores ultrapassagens.

A parte sonoro também cumpre seu papel. Não espere músicas ou qualquer outro tipo de enfeite. Aqui o negócio é o ronco dos motores e isso o jogo faz muito bem, variando o som de um modelo para outro. No meio das provas você ouvirá o chefe de equipe te incentivando e dando dicas, o que ajuda a aumentar a realidade do jogo.

Quase infinito

Se há algo que merece ser destacado em relação ao ToCA 3 é a vida útil do título. No total você poderá disputar 116 campeonatos diferentes em 80 variações de pistas e controlando mais de 7o carros licenciados. Para completar, existem vários modos de disputas online diferentes contra até 11 corredores. No modo offline você poderá disputar corridas contra 20 outros carros controlados pelo computador.

Veredicto

Embora não se trate de um jogo perfeito, ToCA Race Driver 3 é muito bom. Com um acabamento fantástico e contando com uma jogabilidade que deverá agradar do jogador mais casual ao mais exigente, o game se destaca pela infinidade de opções diferentes de corrida. Reza a lenda que existe até corridas de carrinho de supermercado (!?!).

Prós:

- Gráficos muito bonitos, mesmo se tratando de um jogo antigo;
- Jogabilidade bem equilibrada e que não atrapalha a vida de ninguém;
- Sons realistas dos motores;
- Muita coisa para se fazer, seja online, seja offline.

Contras:

- Replay meio sem graça;
- Dificuldade estressante na parte final do modo carreira;
- MUITO difícil de achar para comprar.

relacionados


Comentários