Meio Bit » Arquivo » Games » PhyreEngine, a concorrência direta da Sony contra o XNA!

PhyreEngine, a concorrência direta da Sony contra o XNA!

16 anos atrás

Se God of War 3 não for mostrado pela Sony nesta GDC, já temos a melhor notícia da empresa. E uma das melhores do ano. Segundo o Joystiq e o Finalboss, ela apresentou hoje a PhyreEngine, uma engine gráfica totalmente free! DE GRAÇA! A concorrência direta com o XNA. Se a Microsoft causou impacto com o Gears of War 2, a Sony conseguiu algo similar, principalmente para a GDC, que é um evento voltado para desenvolvedores.

Ainda segundo o Joystiq, o pacote virá com a documentação completa, mais de "70 samples" (exemplos práticos de recursos, segundo o Finalboss), e código completo + artworks de muitos templates de games. E, segundo o Finalboss (desculpe repetir várias vezes. Preciso citar cada frase que não for minha!), "esta solução permite que os designers desenvolvam os jogos no PC (usando OpenGL e Direct3D), e compilem o código para funcionar no PlayStation 3. O processo é simples, segundo a Sony." Não tão simples, já que há várias variáveis envolvidas, como a própria jogabilidade, testar várias funcionalidades, e outros. Papo de desenvolvedor!

Ela também falou que 3 game foram criados na engine: flOw, COlin McRae DIRT e Gripshift (vou procurar informações desses jogos. Só conheço o DIRT, e só de nome).

OK, concorrer com o XNA não será fácil, já que eu também tinha interesse em estudar a ferramenta futuramente, mas agora to praticamente mudando de idéia. Vou pular para esta nova ferramenta da Sony e com isso começar a desenvolver meus projetos voltados para o Playstation 3.

Bom, ainda é cedo para afirmar o que pode acontecer. De qualquer jeito, concorrência é sempre bom pro mercado, já que isso forçará as empresas a sempre melhorarem as ferramentas, tentando fisgar aquele desenvolvedor indeciso. Para os jogadores, surgirão mais opções de games, mas é aquele negócio: a possibilidade de sair games ruins aumenta, mas sempre pode ter alguns que conseguem surpreender, mesmo com poucos recursos, mas com criatividade de sobra.

E que a Sony lancem logo os programas de desenvolvimento (e que não peçam configurações altas para criação), para a festa começar!

relacionados


Comentários