Meio Bit » Arquivo » Games » Winning Eleven. Sinônimo de videogame no Brasil

Winning Eleven. Sinônimo de videogame no Brasil

16 anos atrás

Após refletir sobre o comentário de um leitor aqui no Meio Bit Games, decidi escrever este post falando sobre o jogo Winning Eleven e como ele se tornou sinônimo de videogame para muita gente no nosso querido país.

Quando o Playstation começou a fazer sucesso ao redor do mundo, logo o Brasil entrou na onda e muitos gastaram seu rico dinheirinho no console. A Konami enxergando um vasto mercado para os jogos de futebol no mundo dos games, fez sua primeira tentativa nos gramados 3D com o game Goal Storm, desconhecido da maioria dos amantes da peleja virtual da empresa japonesa.

A Konami que já tinha alguma experiência com jogos sobre o esporte, principalmente com o fantástico International Super Star Soccer para o saudoso Snes, voltou para o estúdio e começou então seu reinado (pelo menos no Brasil) lançando no ocidente o World Soccer Winning Eleven. A série começou a ganhar adeptos e hoje serve de motivo para compra de consoles para muitos jogadores.

Cheguei então onde eu gostaria. Conheço muitas pessoas que possuem videogames, mas poucos que amam os mesmo. É claro que gosto é algo muito pessoal, mas acho engraçado pessoas que compram um console apenas para jogar Winning Eleven, ou como muitos dizem: "Wing Eleven". Respeito a opinião de cada um, mas conheço muitas pessoas que compraram um PS2 apenas para disputar algumas partidas com os amigos e nem querem conhecer outros estilos, ou até mesmo outros jogos de futebol.

Invariavelmente esses "gamers" são pessoas com pouco tempo, com pouco conhecimento sobre o assunto e se me permitem dizer, avessos à novas experiências. Eles se contentam com seus consoles da forma como estão, muitas vezes nem sabendo acessar a tela de gerenciamento de memory card, ou para muitos: "memória card". Na maioria das vezes eles só estão preocupados em saber se já foi lançada alguma versão nova do jogo ou se aquele patch com o Campeonato Brasileiro muito mal acabado já está disponível para a venda.

Particularmente, acho um terrível desperdício de potencial, mas de toda forma estas pessoas estão se divertindo da maneira que gostam e sem prejudicar ninguém, mas costumo os comparar aos usuários de computador que apenas os utilizam para usar o MSN e visitar o Orkut.

Devo dizer que gosto muito de Winning Eleven, já fiz muitos amigos por causa do game e sempre que estou com vontade jogar alguma coisa apenas para me descontrair, ligo meu PS2 e jogo algumas partidas pela Master League, além de poder dizer que vi o nascimento da série que fez muita gente "se apaixonar" por videogames.

Concluindo, acho legal este lado "agregador" do Winning Eleven, mas penso que as pessoas deveriam ter a mente mais aberta a outros estilos de jogos, pois desta forma elas estão deixando de viver muitas experiências interessantes.

relacionados


Comentários