Meio Bit » Arquivo » Games » Os melhores consoles

Os melhores consoles

16 anos atrás

Vira e mexe sempre surge este tipo de lista, que é praticamente a história do autor sendo contada por uma lista (ou de diversas pessoas, caso seja uma votação...): os 10 melhores consoles de todos os tempos. Obviamente que cada um terá a sua opinião quanto ao primeiro colocado, mas também é difícil fazer uma lista dessa já que tanto a geração atual quanto a passada estão em andamento. Apesar da maioria não concordar, o Playstation 2 ainda tem gás para mais algum tempo, fora a sua biblioteca de games que podem aumentar a longevidade do console por pelo menos uns 2 anos, além da óbvia compatibilidade com o Playstation.

E como hoje todos os games podem ser jogados (afinal, eu posso instalar um emulador no meu PC ou num console, como o Xbox. Até mesmo os consoles atuais estão ressuscitando games antigos), chegar e dizer que um console morreu não é algo certo de se dizer. O console pode até deixar de ser fabricado, mas seus games ainda podem ser jogados de alguma maneira. Até mesmo você pode visitar algum amigo que tenha um videogame antigo para matar a saudade.

Seria unanimidade o Playstation 2 o melhor console de todos os tempos? Bom, acredito que tanto ele quanto o seu antecessor e o Super Nintendo estarão na frente. Mesmo o Game Boy e o DS serem populares (mais que o PSP), estes três consoles são os que sempre são lembrados e podem ser lembrados. E por isso mesmo estão nas primeiras posições da lista do link acima. Eu passei por esta época e não me arrependo (só me arrependo de ter demorado pra comprar o PS2, mas já to tirando o tempo perdido).

Segue listagem :

1 - Playstation 2
2 - Super Nintendo
3 - Playstation
4 - Nintendo DS
5 - Sega Genesis
6 - GameBoy Advance
7 - NES
8 - DreamCast
9 - GameBoy Color
10 - Xbox 360

Desta listagem, eu concordo com as três primeiras posições, nesta ordem. Não tenho nada contra outros consoles, mas como eu só tenho o Playstation 2 de videogame, obviamente acabo comentando mais sobre ele (pelo menos em análises de games e comparações eventuais). E para comprar outro videogame, com certeza seria desta geração atual: não me dá vontade de ter um GameCube ou mesmo um DS, pelo menos por enquanto. De portátil, ainda não vou com nenhum, pois, mesmo cada um tendo games exclusivos, não me vejo jogando num portátil, apesar de que a possibilidade de escolher o PSP é maior do que o DS.

Escolher um console atual é difícil. Apesar do Playstation 3 estar por último e não ter tantos games, daqui a pouco vai surgir os killer apps (um deles teve novo trailer divulgado ontem pelos fãs na internet). Quando os três consoles estiverem no fim da sua vida útil, aí sim a escolha será difícil justamente por causa dos seus games exclusivos.

Aí será difícil escolher. E quem realmente gosta de videogames pode acabar escolhendo os três. Exagero? Definitivamente não, já que dependendo do poder aquisitivo do jogador, ele pode muito bem chegar a ter todos os consoles, mas sabemos que não dá para jogar todos os games bons que saem. Fora a vida social do jogador, que pode diminuir caso ele tenha muitos consoles e games, e aí ele terá de escolher, e escolher bem.

No meu caso em si, é difícil eu adquirir vários consoles. Primeiro que meu poder aquisitivo é pequeno, fora que eu não jogo tanto assim: passo mais tempo lendo feeds dos blogs e sites e postando em blogs do que jogando, fora todos os meus projetos pessoais, e ainda tem a minha vida social. Hoje nem todo mundo que gostava muito de videogame joga muito: a maioria trabalha, outros tem outras responsabilidades... a época que a gente ficava em casa jogando a tarde inteira todos os dias acabou (pelo menos para a maioria). Os jogadores crescem, mas não perdem o hábito de jogar. Eles enfrentam preconceitos (ei, você já é adulto e fica brincando com isso?) e tentam driblar a falta de tempo para se divertirem. Aí, caso o jogador queira se livrar do stress do dia a dia, nada é melhor do que fazer uma atividade que ele gosta para esquecer os problemas. Aí, jogar pode ser uma alternativa interessante, onde você se foca naquela dungeon que ele terá de passar para continuar o jogo.

Por fim, gostaríamos de saber quais videogames você já teve. Participe do nosso fórum!

relacionados


Comentários