Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Google quer lucrar com o Orkut

Google quer lucrar com o Orkut

15 anos e meio atrás

Enquanto realiza a mudança de mala e cuia do Orkut para o Brasil, a Google estuda formas de gerar receita com o site de relacionamentos.

"Queremos monetizar o Orkut, mas a contextualização de anúncios nas redes sociais ainda precisa melhorar" disse o presidente do Google para América Latina, Alexandre Hohagen. Segundo ele, tanto as comunidades quanto os perfis dos usuários são uma grande oportunidade, dando como exemplo uma comunidade sobre carros onde as montadoras poderiam colocar anúncios. Outro exemplo dado por Hohagen são as outras redes sociais como Facebook e MySpace que já geram receita por meio de anúncios em forma de banners.

Sobre os problemas enfrentado pelo site na Justiça, o executivo afirmou que será cada vez mais difícil encontrar páginas de conteúdo ilícito no Orkut devido ao incessante trabalho realizado pela empresa junto às autoridades brasileiras. No mês passado a Google Brasil e o Ministério Público Federal em São Paulo assinaram um termo de ajustamento de conduta para o combate à prática de pedofilia na internet, o que já é um começo para combater esse tipo de crime.

Praticamente toda a receita gerada pelo Google vem de links patrocinados que nada mais são do que empresas que pagam para seus anúncios aparecerem quando determinadas palavras são pesquisadas pelos usuários. Em recente entrevista à rádio Eldorado Hohagen comentou que a operação brasileira do Google,que conta com cerca de 200 funcionários, deve crescer três dígitos em 2008, porém não forneceu nenhum dado sobre o faturamento da empresa no Brasil. Sabe-se que só no segundo trimestre deste ano, a receita mundial do Google chegou a US$ 5,37 bilhões, um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado.

"O Brasil ainda traz muitas possibilidades a serem exploradas", diz Alexandre Hohagen, "cerca de 20 a 30% das empresas do país já estão inseridas no mundo digital".

[via Estadão]

relacionados


Comentários