Home » Meio Bit » Fotografia » CHDK: turbinando suas câmeras Canon

CHDK: turbinando suas câmeras Canon

11 anos atrás

Estou fazendo alguns testes com pilhas Duracell, como já comentei em outro artigo, que serão divulgados em breve. Mas uma dica do leitor andretomasi, que poupou um enorme trabalho, vale a pena ser divulgada antes.

Para quem não é profissional e tem câmeras digitais "point and shoot" para registrar o aniversário da filha ou emprestar para os amigos, o CHDK pode ser muito útil. Desde que, é claro, ela seja uma Canon PowerShot.

Basicamente, o "CHDK" é um "update de firmware temporário": dois pequenos arquivos que, colocados no cartão SD das Canon trazem novas "features", que  incluem:

  • Gravação da imagem em formato raw;
  • Capacidade de rodar "scripts" feitos em BASIC(!);
  • Indicador de bateria sempre presente na tela;
  • Modo de compressão de vídeo melhorado, dobrando a capacidade de gravação;
  • Tempo de exposição de até 65s;
  • Habilidade de usar a USB para controlar o disparo;
  • Calendário, jogos e muitos, muitos "etc"...

É bem possível que tudo isso já seja de conhecimento dos fotógrafos mais experientes, mas para quem é novato ou "fotógrafo de final-de-ano", como eu, é novidade e uma bela mão-na-roda. Daqui para a frente, você vai precisar de: uma câmera Canon compatível com o programa, um leitor de cartões SD (ou um laptop que já tenha um embutido) e um cartão SD.

Para começar, é preciso saber se há uma versão do programa para a sua câmera. Para isso, crie um arquivo chamado "VER.REQ" e grave-o no diretório raiz do cartão SD da câmera. Ligue-a no modo "Play" e, em seguida, pressione o botão "Set" e o botão "Display". Anote a versão do seu firmware atual (o da minha é GM1.00A).

Agora, vá até esta página e descubra qual versão do programa suporta sua câmera e seu firmware (garantidamente, apenas a opção em verde funcionará). Identificada a versão, vá até esta outra página e baixe-a. Descompacte os dois arquivos (PS.FIR e DISKBOOT.BIN) no diretório raiz do cartão SD.

Agora, recoloque o cartão SD na câmera e ligue-a no modo "Play". Aperte "Menu" e encontre a opção "Firmware update":

29072008128

Confirme e fique tranquilo: esse "update" é temporário. O firmware original não é apagado, mas há uma opção de "auto load".

29072008129

Agora, o novo firmware está rodando e você pode entrar no modo "ALT" pressionando o botão "Print". Neste modo, os botões têm novas funcionalidades. Apertando "Menu", será mostrada a seguinte tela:

29072008130

Há muitas capacidades adicionadas que só quem é mais "profissional" vai saber aproveitar. Eu mesmo, de todas elas, só utilizei a capacidade de criar "scripts". Meu problema era muito específico: bater fotos até que a bateria acabasse e um script disponível no próprio site já me serviu. Vejam que simplicidade:

rem Interval shooting

@title Interval shooting
@param a Shoot count
@default a 10
@param b Interval (Minutes)
@default b 0
@param c Interval (Seconds)
@default c 10

rem Calculate 1000ths of seconds from variables

t=b*60000+c*1000

rem Sets some default variables to initial values
if a<2 then let a=10
if t<1000 then let t=1000

rem Print total duration of session in viewfinder

print "Total time:", t*a/60000; "min", t*a%60000/1000; "sec"

rem Delay actual shooting so they can read the above print statement.

sleep 1000

rem Start actual camera operation in a loop

print "Shoot 1 of", a
shoot
for n=2 to a
    sleep t
    print "Shoot", n, "of", a
    rem This takes the actual exposure.
    shoot
next n

rem Ends this script

end

Simples mesmo, não?

Há ainda scripts para detecção de movimento, que abrem possibilidades bem interessantes (na área de segurança, por favor!). E só estou falando de uma das dezenas de novas funções.

Vamos fazer este aí de cima funcionar.

Retire o cartão SD da câmera  e coloque-o no micro. Copie e cole o script acima no Notepad ou no Notepad++ (lembre-se: o editor precisa gravar apenas o texto, nada de formatação adicional). Grave o arquivo com o nome de teste.bas no diretório CHDKSCRIPTS.

Volte com o cartão SD para a câmera. Faça todo o procedimento para carregar o CHDK e entre no menu mostrado na última figura. Vá até a opção "scripting parameters" e "load script from file".

29072008131

29072008132

Para ativá-lo, basta apertar o "shutter" enquanto estiver no modo "ALT". Coloque 500 disparos, 12 segundos de espera e veja sua bateria definhar.

Para os que têm espírito aventureiro, há um tutorial sobre "scripts" muito bom, seguindo este link.

Como não poderia, faltar, há também jogos embutidos!

29072008133

Quem conhece fotografia mais a fundo, vai ter horas de ótimo entretenimento com a "nova câmera". Bom divertimento!

relacionados


Comentários