Meio Bit » Arquivo » Hardware » CherryPal: "cloud computing" para o resto de nós?

CherryPal: "cloud computing" para o resto de nós?

16 anos atrás

Em um mundo ideal, talvez nossos micros não passassem de "web devices", acessando um servidor remoto, onde estariam guardados nossos programas, documentos, informações, tudo. Algo como o g.ho.st.main_prod02

Pensando nessa Utopia, a CherryPal Inc. lançou o... CherryPal Desktop: um... dispositivo... composto por um microprocessador de núcleo Power (MPC5121e, da Freescale), rodando a 400MHz  (760 MIPS), 4GB de SSD, 256MB RAM DDR2, WiFi, duas portas USB 2.0, Ethernet 10/100, saída VGA, saída de áudio e pesando menos de 300g. A idéia é que o usuário compre separadamente o teclado, mouse e monitor e, depois disso, acesse a CherryPalCloud®, uma "nuvem" onde estarão seus programas e arquivos. A parte boa da história: o equipamento consome apenas 2W.

Sob a caixa do CherryPal  há uma versão modificada do Debian, um navegador Firefox, uma suite OpenOffice, iTunes, um programa de mensagens instantâneas e "...More programs will be added on an on-going basis...". Na "nuvem" (ou seja, nos servidores da CherryPal Inc.), o usuário terá direito a 50GB de armazenamento e a empresa jura que toda a transmissão será criptografada.

O custo do equipamento é de US$ 249,00 (lá) e ainda não há informações de quanto custará a assinatura (vocês não acham que será "di grátis", não é?) ou se todo o sistema será baseado em propaganda.

Há vários problemas nessa abordagem "cloud computing". Primeiro: se a rede parar, você estará sem acesso a dados e programas. Segundo: você confiará dados sensíveis a terceiros... e não estamos falando aqui de uma empresa do tamanho da Google.

Terceiro: com o gravador de DVD, monitor, teclado e mouse vendidos separadamente, talvez o custo não compense no longo prazo (ainda deve ter uma assinatura mensal).

Quarto: você investe na idéia. Acredita. Enche 50 GB de dados... e, de repente, a empresa fecha as portas. E aí? É preciso levar em conta o custo do backup local.

Não acredito muito, não.

[via EETimes]

relacionados


Comentários