Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O que é MVP?

O que é MVP?

  A sigla de Most Valuable Professional impressiona aqueles que a traduzem de imediato. Aqui no Brasil, porém, a diferença linguistica faz com que para a grande maioria seja apenas mais

16 anos atrás

MVPLogo A sigla de Most Valuable Professional impressiona aqueles que a traduzem de imediato. Aqui no Brasil, porém, a diferença linguistica faz com que para a grande maioria seja apenas mais uma sigla, mas pude experimentar a diferença lá fora, nos EUA, onde em uma situação apontei para a sigla na camisa e arranquei comentários de admiração de imediato, independentemente de saberem o que isso significa exatamente.

Mas o que isso significa exatamente (juro que pensei que nunca escreveria sobre este tema) ?

MVP, ao contrário do que alguns pensam, não é uma certificação, não se obtem o título de MVP fazendo provas. Os MVPs são escolhidos em meio a comunidades de usuários, são aqueles que mais se destacam tanto pelo grande conhecimento técnico como por serem atenciosos e solícitos, contribuindo para a comunidade técnica sem esperar nada em troca.

O processo de atribuição do título começa na observação da pessoa por alguém ligado a Microsoft, passando pela identificação e comprovação das contribuições feitas pela pessoa para a comunidade, validação das informações feitas pela Microsoft Corp. e por fim a pessoa é nomeada.

Tendo validade de 1 ano, o título de MVP indica o quanto a pessoa se empenhou para auxiliar a comunidade técnica no ano anterior e é renovado caso a pessoa continue com o mesmo empenho por mais um ano.

Normalmente muitos perguntam o que o MVP ganha. Particularmente prefiro não falar de premiações, pois não é este o objetivo. Aqueles que contribuem para a comunidade unicamente em busca de premiações não tem o perfil de MVP. O verdadeiro MVP é aquele que contribui sem nada esperar em troca.

Mas sobre um dos benefícios, pelo menos, pode ser interessante falar : Os MVPs ganham o privilégio de serem os primeiros a tomarem o conhecimento de novos produtos, novas tendências, novas idéias que ainda estão em produção. Por isso mantém um contrato de não divulgação com a Microsoft, não podendo passar as informações que recebem a público.

Nem sempre isso funciona. Durante o MVP Summit esse ano um MVP especialista em mobile foi varrido do programa, pois quebrou o contrato chamado de NDA e divulgou informações sobre o Windows Mobile 7 que ainda está em projeto pela equipe de produto. Sobre a saida dele (que pode-se dizer, pediu para sair) : sobre o windows mobile 7, não tem link não 😛

Mas, afinal, os MVPs tem algum papel no cenário tecnológico ?

O papel dos MVPs é fundamental no cenário tecnológico. Os MVPs são profissionais com profundo conhecimento técnico de alguma área da tecnologia Microsoft, mas não são funcionários da Microsoft. Essa posição dá aos MVPs a possibilidade de falar abertamente sobre os produtos Microsoft, falar bem, falar mal, como bem entender. O título fornece destaque ao conhecimento técnico destes profissionais.

Além disso os MVPs são uma voz ativa na comunidade em contato direto com a Microsoft. Cada vez mais os times de produto aumentam seu contato direto com os MVPs, ouvindo cada comunidade, cada região do mundo, suas necessidades, suas opiniões sobre os produtos, onde estão acertando e onde não. Desta forma os MVPs tem a oportunidade de realizar o fundamental papel de transmitir para a Microsoft as opiniões de sua comunidade.

Para tanto, recebem grande atenção da Microsoft, desde o contato direto, cara-a-cara, com os desenvolvedores dos produtos - como os times de ASP.NET e outros com os quais tive oportunidade de conversar, tirar dúvidas e jantar durante o MVP Summit em abril - até o contato direto com Mr. Ballmer, que respondeu diretamente as perguntas realizadas por inúmeros MVPs, ao vivo, enquanto a imprensa chupava dedo no fundo da sala.

Balmer Em que outra empresa o CEO responderia a uma pergunta da platéia dizendo "Desejam que eu mude o nome do Groove ? Se desejam, eu mudo!" ou sairia de um evento aberto à imprensa vestindo uma camiseta do Canadá e uma gravata do Homer Simpson, ambas presentes dos MVPs na platéia ?

Com tudo isso envolvido, com certeza os MVPs (aproximadamente 4000 no mundo, 60 no Brasil), são bem mais do que "entusiastas" tal como jornalecos como a Info afirmam.

Cada MVP, individualmente, é um influenciador, um formador de opinião e ele próprio um técnico e crítico árduo justamente por seu conhecimento técnico, sendo assim apto a levar para a Microsoft informações sobre quando algo está bom ou quando algo não está bom.

Copiando uma frase de um amigo MVP:

"Some todos grupos administrados, os artigos publicados e os livros.  A soma das quase 60 pessoas gera uma massa critica de inteligencia fenomenal criada por mvps (Brasileiros)"

Mas o que os MVPs andam fazendo ?

Eu sempre me envolvo muito com eventos e faculdades, meu auge foram os 59 eventos simultâneos organizados por mim durante o Heroes Community Launch. O HCL teve 104 eventos com palestrantes presentes e ao todo 224 eventos se somados os locais que receberam transmissão remota. 224 eventos simultâneos.

Jenner, de Belém do Pará, está com seu projeto envolvendo OpenXML na fase final do Developer Excellence Award

JALF, de Campina Grande, escreveu um livro sobre XNA e produziu o primeiro jogo do mundo para rodar em Zune

Carlos de Mattos, de Sorocaba, foi autor do 1o projeto de Silverlight nacional reconhecido como case internacionalmente, o zoológico de Sorocaba

Eu, Carlos Paleo de Porto Alegre, Carlos de Mattos e Ricardo Oneda fomos os mediadores cada um de uma sessão de debates (Paleo 2, eu recusei a 2a) entre MVPs de todo o mundo, falando inúmeros idiomas diferentes, durante o 1o dia do MVP Summit em Seattle. Particularmente eu tenho a opinião de que foram os melhores temas nas sessões de debates existentes neste dia.

Não dá, se for começar a citar realizações dos MVPs esse artigo fica sem fim. Os MVPs estão sempre envolvidos com a comunidade, sempre prontos a ouvir a comunidade e transmitir as opiniões da comunidade para a Microsoft. De fato, antes mesmo de ganharem o título da Microsoft os MVPs já são "MVPs" pelo reconhecimento que recebem da comunidade.

Sendo a comunidade Meio Bit uma comunidade altamente ativa e tendo acabado de ocorrer um novo ciclo de nomeação de MVPs, achei interessante compartilhar essas informações e certamente os MVPs do país adorarão trocar informações com vocês nos comentários

relacionados


Comentários