Meio Bit » Arquivo » Internet » Livro: "Marketing de Otimização de Buscas na Web"

Livro: "Marketing de Otimização de Buscas na Web"

16 anos atrás

Recebi do pessoal do Linux Mall, nossos "parceiros na lateral direita", um livro muito interessante: "Marketing de Otimização de Buscas na Web - Conceitos, Técnicas e Estratégias", de Martha Carrer Cruz Gabriel (ISBN 978-85-87293-44-2, Editora Esfera, 100 páginas, R$30,00).09ced24fd8e7c65f8d84d22ece1de133

Posicionar o site entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa é o "Santo Graal" da internet. É um dos temas prediletos de profissinais da área e assunto recorrente em econtros de blogueiros (que nem sempre usam táticas... "limpas"). Por isso, a primeira coisa que me chamou a atenção na obra foi um trecho da contra-capa:

Por meio das técnicas de MOB - Marketing de Otimização de Buscas - é possível melhorar o posicionamento de um site nas buscas de maneira eficiente e ética.

"Ética"... palavra rara hoje em dia, especiamente quando se trata de subir os degraus de um site de buscas...

A autora, Martha Carrer, entende do riscado. É engenheira civil, tem uma pós-graduação em Comunicação e outra em Design Gráfico. Também tem mestrado em Artes e é professora, palestrante internacional e diretora da NMD New Media Developers (não coloquei o link de propósito... procurem para ver onde o site aparece no Google), além de manter um trabalho de arte digital chamado Digital Oracles.

Ao longo de cem agradáveis páginas, ela trata de alguns assuntos importantes para o tema, como "Relevância da Página", "Otimização Orgânica x Links Patrocinados", "Palavras-chave", "Visitação x Conversão" e por aí vai. São seis capítulos muito interessantes, onde há pérolas como a seguinte:

Os 10 erros mais comuns encontrados nas páginas em relação ao MOB, de acordo com Webconfs (2006), são:

  1. Escolher palavras-chave erradas;
  2. Ignorar a tag de título (<title>);
  3. Site totalmente em Flash, sem alternativa em HTML;
  4. Menus em Javascript;
  5. Falta de consistência e manutenção;

É claro que não vou colocar todos...

O mais curioso é que o conteúdo é realmente de primeira, mas apresentado sem um ar superior, típico de livros que se auto-proclamam uma referência no assunto. Conhecedora da natureza altamente dinâmica da web, a autora criou uma obra cheia de referências a sites e ferramentas, mas fortemente baseada na experiência com grandes clientes (Votorantim, Maurício de Souza Produções, HBO etc...).

É uma leitura obrigatória para quem mantém sites/blogs ou pensa em "levar a sério" o assunto.

Ah! Já ia me esquecendo... temos dois exemplares para sorteio! Vocês já conhecem a sistemática: sem choramingos, quem for mais criativo no quesito "por que eu preciso otimizar meu site/blog" ganha! Boa sorte e boa leitura.

relacionados


Comentários