Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » O Campo de Distorção da Realidade em ação

O Campo de Distorção da Realidade em ação

16 anos atrás

Pela primeira vez conseguimos capturar o famoso Campo de Distorção da Realidade de Steve Jobs, em pleno funcionamento. Normalmente não é possível documentar o campo, pois todos na proximidade são afetados por ele, mas desta vez nossos escutos de ceticismo estavam ao máximo. Acompanhem:

Neste artigo aqui o site Environmental Leader apresenta uma pesquisa com 3500 empresários que determinou quais marcas apresentam a maior percepção de "verdes", ecologicamente corretas, boazinhas, viva a natureza, Al Gore for President, bla bla bla.

Os resultados:

ScreenShot020

Não vou nem entrar no mérito do Greepeace ter feito campanha detonando a Apple dizendo que suas máquinas eram malignas, venenosas, etc. Vamos nos ater aos NÚMEROS, se é pedir demais.

A Apple está em primeiro lugar com... 21% de percepção verde. Em segundo temos... a HP com 21% e em terceiro a Microsoft com... 21%.

Estranho? Note o tamalho das barras. Agora compare os 15% do Google com os 19% da Dell e veja o tamanho da barra. Ah, a Nokia tem 15% mas também estã menor.

Não dá nem dizer que é um ataque isolado, uma resposta de um Appletard contra a Microsoft ou o Google. É generalizado. Cisco e Nec, com 7% e 6% respectivamente, apresentam barras idênticas. Já a barra da SAP, 3%, se dobrada de tamanho seria idêntica aos 8% da Sun.

Eu entendo quando as empresas fazem pesquisas tendenciosas: "Se não pudesse comprar um Apple qual seria sua segunda opção em notebooks?" mas duvidar da VISÃO dos leitores? Poxa, se o valor numérico de duas entradas é idêntico, a lógica diz que ambas as barras também o devem ser.

Esse tipo de coisa não pode ser feito por amadores. Somente Steve Jobs, no palco consegue se safar com um gráfico desses.

relacionados


Comentários