Exército de Israel desenvolve soldado-robô

O Guardian é um veículo de controle remoto projetado para missões de patrulha em regiões onde os soldados israelenses são alvos de bombas e outros atos de “combate assimétrico” (esse é o termo). Com câmeras que dão visão de 360 graus, visão noturna, sensores e armamento, o Guardian pode levar 272Kg de carga.

Apesar de ser primariamente operado remotamente, o Guardian apresenta capacidade autônoma. Ele ainda não vai atrás da Sarah Connor, mas é capaz de seguir rotas pré-determinadas, entender placas de trânsito, cruzamentos, desviar do tráfego e até alertar o comando quando detecta atividade suspeita.

Produzido pela G-Nius Unmanned Ground Systems, cada unidade custa US$600 mil, o que sai bem mais barato do que um soldado. Com duas grandes telas, um joystick, volante e pedais de freio e acelerador, a unidade de controle do Guardian é familiar para qualquer um com menos de 30 anos.

“Qualquer criança que cresceu com um PlayStation será capaz de chegar aqui e aprender [a controlar o Guardian] em segundos”, diz Erez Peled, Gerente-Geral da empresa criadora do robô.

O futuro do combate está na mecanização. Podem ser robôs autônomos, estilo Exterminador, ou nas armaduras de combate, estilo StarShip troopers (o livro). E como toda tecnologia, cedo ou tarde estará nas mãos de todo mundo. Vide o Hezbollah, que se dá ao luxo de usar UAVs, veículos aéreos não-tripulados para monitorar Israel.

Imagem ilustrativa: RoboJew, do sensacional episódio “RoboJew vs Giant Nazi Woman of the SS”, do Galacticast

Fonte: Chicago SunTimes

[ATUALIZAÇÃO] – Consegui uma imagem do bicho:

Sou mais o RoboJew.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples