Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » Kurumin NG vem aí!

Kurumin NG vem aí!

16 anos atrás

É com EXTREMA ALEGRIA que faço esse anúncio. Lembram do Kurumin 8? Anunciei aqui no MeioBit uma possível versão do sistema desenvolvida inteiramente pela comunidade. Pois, devido à falta de tempo do líder Carlos Morimoto, o Kurumin já estava sendo empurrado com a barriga desde um pouco antes da versão 7. Naquele mesmo artigo, citei o exemplo do Xavante Linux: uma distribuição remanescente que seria a continuação do finado Conectiva, criado inteiramente pela comunidade após a compra da empresa brasileira pela Mandrake Soft. Tenho orgulho de anunciar que o Kurumin 8 é o "novo Xavante Linux" e vem aí o Kurumin NG: oficialmente, o próximo release do Kurumin.

A reviravolta aconteceu quando Leandro Santos, ex-desenvolvedor-e-mantenedor do Kalango Linux, tomou a dianteira e decidiu abraçar a causa, assumindo o futuro do Kurumin. Independente da primeira turma que pediu a distribuição, Leandro fundirá o Kalango com o Kurumin, lançando agora a distribuição Kurumin NG (Next Generation). As mudanças, inicialmente, tratam da migração da base Debian Etch (utilizada no Kurumin 7) para o Kubuntu, que possui um ciclo de desenvolvimento mais rápido e mais voltado para o usuário final.

Segundo anunciado no fórum GDH, Leandro tem duas coisas importantíssimas para a continuação do Kurumin: a primeira é um BETA quase pronto, faltando alguns retoques para o lançamento. Tal BETA pretende ser uma modificação para que o Kubuntu não fique mais tão "seco" para o usuário brasileiro, lembrando o estilo Kurumin de ser (pelo menos foi o que eu entendi). E o segundo, é a bênção do guru Carlos Eduardo Morimoto, que nesse momento deve estar com a alma lavada por saber que o "filhote" está em boas ótimas mãos.

Aguardo ansiosamente pela próxima versão. E vida longa ao Kurumin!

EDITED: Por favor, que não façam com esse tópico o que fizeram com o original no BR-Linux. Criticar o trabalho dos outros é MUITO fácil. Então, antes de falar mal, desenvolva. 😉


Via: Br-Linux.

relacionados


Comentários