Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nokia Lumia 1020 vs iPhone 5 - a batalha das câmeras

Nokia Lumia 1020 vs iPhone 5 - a batalha das câmeras

Quem fica bem na foto? Uma câmera com smartphone de brinde (Lumia 1020) ou o mais famoso smartphone dotado de câmera (iPhone 5)?

10 anos e meio atrás

Mais um texto sobre o Lumia 1020, mas agora um teste prático no mundo real sobre a qualidade da nova câmera que está acoplada ao celular. E, neste ponto, nada melhor do que comparar com o celular com câmera mais famoso do mundo, ou seja, o iPhone 5. Eu não acho uma comparação muito justa, pois a câmera do iPhone 5 vem sofrendo pesadas criticas desde o seu lançamento, principalmente por conta de algumas aberrações cromáticas indesejáveis que alguns usuários andaram relatando pela internet.

Quem fez o atual comparativo foi o pessoal do iSourse e os testes foram em diferentes situações de iluminação e com configurações diferentes da câmera (quando possível). A primeira situação foi com pouca luz, ao entardecer. O iPhone não deu conta da cena, produzindo uma imagem totalmente sub exposta, enquanto o Lumia conseguiu um resultado melhor, mas mesmo assim não ideal. As duas câmeras em modo totalmente automático. Quando o Lumia foi colocado em modo manual o resultado foi bem melhor, mas ainda assim com alguns problemas de exposição em partes da imagem. Mas, com resultado anos luz a frente de qualquer outro celular. Com a luz do dia a coisa muda um pouco de figura, pois em situação de iluminação ideal os dois celulares produzem imagens bem parecidas. Ao que parece, a única vantagem realmente bacana do iPhone em relação ao Lumia é o modo HDR, onde os detalhes em zonas de sombras e zonas claras ficam mais evidentes. Se quiser um HDR como Lumia é necessário fazer um Braketing e depois processar as imagens em um software externo.

Outra vantagem do iPhone é o modo macro, muito mais efetivo do que no celular da Nokia. Porém, o Lumia possui uma resolução que permite que a foto seja recortada posteriormente sem a perda de detalhes. Na realidade, o recorte de partes da foto é a principal vantagem de um sensor com grande resolução. E quando o assunto é foto de interior com flash chega a ser covardia, pois o Lumia possui uma grande vantagem em relação ao iPhone.

A conclusão é simples, o Lumia 1020 é superior no quesito câmera fotográfica. O iPhone ganha do concorrente quando estamos falando do Modo HDR, nas fotos em panorâmicas e na quantidade de fotos em sequência, já que o Lumia fica um pouco lento por conta da grande resolução. Mas, a Nokia se mostra superior em todas as outras características. Porém, o autor da resenha deixa bem claro que o Lumia está uma geração a frente do iPhone. Vejam no link o confronto completo entre as duas câmeras.

lumia_1020

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários