Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Lentes da Sony para serem acopladas em smartphones é uma ideia louca que pode dar certo

Lentes da Sony para serem acopladas em smartphones é uma ideia louca que pode dar certo

Reveladas novas informações sobre as lentes independentes que a Sony está desenvolvendo para serem acopladas em smartphones

11 anos atrás

DSC-QX10

De uns tempos para cá parece que entramos em uma nova Guerra dos Megapixels, desta vez tendo smartphones (e numa escala menor, tablets) como protagonistas. Novos aparelhos exibem resoluções cada vez mais parrudas, e como alguns fabricantes sabem que pixels não influenciam na qualidade de uma fotografia, apelam para soluções inusitada de modo a compactar a qualidade de uma point-and-shoot num celular ou algo melhor, vide os casos do Galaxy S4 Zoom e do Nokia 1020. Nem o iPhone é exceção.

Uma curiosa solução encontrada pela Sony e que vinha sendo sussurrada é de que a empresa estaria desenvolvendo um set completo com bateria, equipado com um sensor igual ao usado na RX100 II, uma compacta que teve um excelente resultado em acomodar componentes de qualidade em um espaço reduzido. A ideia seria acoplar as lentes em qualquer smartphone, que se comunicaria com o set via NFC ou Wi-Fi.

Agora sairam mais informações, revelando que a Sony tem não um, mas dois modelos de lentes: o vazado anteriormente recebeu o nome de DSC-QX100 e confirma as especificações reveladas anteiormente: sensor Exmor R de 1 polegada com resolução de 20,2 Megapixels e lentes Carl Zeiss de f/1,8. Já o outro modelo (o menor da foto abaixo), chamado DSC-QX10 possui zoom óptico de 10x, lentes Sony Lens G de f/3,3-5,9 e sensor CMOS de 1/2,3 polegadas com 18 Megapixels.

DSC-QX100 e DSC-QX10

 O set em teoria é compatível com qualquer smartphone, se acoplando e ele magneticamente e se comunicando via NFC ou Wi-Fi, utilizando a tela do smartphone como visor e controles. Entretanto estamos falando da Sony, e é muito provável que ela esteja reservando algumas funções que serão exclusivas da linha Xperia.

Ainda que possa parecer uma solução absurda, um kit com sensor, lente e bateria em separado pode ser uma solução interessante para pessoas que gostam de tirar fotos de qualidade e não gostam de carregar sua compacta para todo lugar, mas ficam insatisfeitos com as câmeras dos smartphones. Ao adquirir um set a câmera deixa de ser um feature a ser considerado na compra de um smartphone, fazendo com que o consumidor se concentre em outros features que mais lhe interessem. E como a empresa japonesa anda sem medo de se arriscar no campo da fotografia, o fator novidade pode ser um atrativo inicial e tanto, mas como é a Sony, é certeza que os sets serão bem caros.

Aa únicas questões que ficam é quão rápida será a comunicação entre a lente e o smartphone, se ele será também compatível com iOS e Windows Phone e se a Sony fabricará suportes para outros smartphones que não os seus próprios, o que em caso negativo obrigaria os consumidores a apelarem para terceiros.

 DSC-QX100 e Honami

Ah sim, a foto acima mostra a DSC-QX100 sendo utilizada em um Xperia Z1 Honami, e a expectativa é que tanto o smartphone quanto os sets sejam anunciados juntos, em uma conferência durante a IFA 2013 em Berlim, entre os dias 6 e 11 de setembro.

Fonte: Sony Alpha Rumors.

relacionados


Comentários