Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Única Enigma da América Latina em exposição na UFRGS

Única Enigma da América Latina em exposição na UFRGS

Para a comemoração do centenário de nascimento do matemático Alan Turing, o Instituto de Informática da UFRGS adquiriu um exemplar original da máquina Enigma, equipamento alemão que codificava e decodificava mensagens no final da 1ª Guerra Mundial.

11 anos atrás

enigma

No final da 1ª Guerra Mundial um engenheiro alemão (sempre eles) criou um equipamento de criptografia considerado excelente. Automatizando o trabalho de codificar e decodificar mensagens, era muito mais rápido do que usar cifras manuais.

Contando com rotores, cabos de conexão, painéis de lâmpadas e outros elementos modificáveis, era impossível acertar a combinação de forma aleatória. A criptografia desses modelos iniciais resistiu até 1932, quando matemáticos poloneses conseguiram quebrar o código. Logo os alemães estavam criando máquinas com mais rotores, invalidando a solução polonesa.

Quando Hitler invadiu a Polônia, cientistas contrabandearam para a Inglaterra vários rotores, além de manuais e instruções de uso. Logo os ingleses estavam trabalhando em métodos de decodificar as transmissões alemães, e com ajuda de Alan Turing, recebiam as mensagens do inimigo antes dos destinatários.

Vários historiadores dizem que o trabalho dos especialistas em Bletchey Park encurtou a guerra em dois anos. Claro, se os alemães usassem o sistema de criptografia desenvolvido no Brasil com certeza teriam vencido a guerra…

Hoje as Enigmas são peça de museu, e um desses museus fica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que adquiriu a peça para o Ano Alan Turing, em 2012. Exposta sob solicitação, ela está no Instituto de Matemática, e é comumente usada para aulas.

Quem quiser conhecer um pedaço da História, é só passar por lá.

Fonte: CH.

relacionados


Comentários