Home » Fotografia » Destaque » DVD A Arte de Fotografar Nu e Sensualidade de Drausio Tuzzolo

DVD A Arte de Fotografar Nu e Sensualidade de Drausio Tuzzolo

O DVD A Arte de Fotografar Nu, Sensualidade e Fine Art de Drausio Tuzzolo já está sendo vendido e é um dos melhores materiais didáticos de fotografia que já passaram pelas minhas mãos.

6 anos atrás

Sim, meus amigos. O DVD chegou ontem e já estou aqui escrevendo uma resenha sobre seu conteúdo. Estou falando da vídeo aula intitulada A Arte de Fotografar Nu e Sensualidade apresentado por Drausio Tuzzolo  e lançado pela iPhoto Editora. Esse DVD é mais um motivo de celebração para quem pratica ou tem interesse em se iniciar neste tipo de fotografia. Não podemos negar que ainda existe um tabu nas fotografias de nu. Pouco material didático existe disponível em língua portuguesa sendo que este é o terceiro DVD que conheço sobre o tema, e livros também conheço três lançados em português e, um deles, é do próprio Drausio, lançado anos atrás pela Editora Europa.

O DVD segue a mesma linha dos outros lançados pela iPhoto Editora. Temos uma parte teórica e depois ensaios práticos. No fim temos uma entrevista com o fotógrafo. Acho que nem precisamos apresentar o Drausio Tuzzolo para o público da fotografia. Ele está no mercado de nu há muito tempo e fotografou para as principais revistas masculinas do país. Ele também ministras workshops muito concorridos e a primeira vez que tive oportunidade de vê-lo ao vivo foi durante o Nu Photo Conference onde sua apresentação foi fantástica.

O aula começa com uma breve apresentação do fotógrafo sobre o conteúdo do DVD. O primeiro capítulo da aula fala simplesmente da vida de fotógrafo e mostrando que geralmente as pessoas fazem confusão com o que é a profissão e como se confunde o verdadeiro profissional dos apertadores de botão. Muito interessante as definições sobre as necessidades na profissão. O segundo capítulo é voltado para a aprendizagem do fotógrafo e como começar dentro desta estrada. Bacana para quem acha que o principal é comprar uma câmera. Em seguida, Drausio fala sobre o mercado de trabalho da fotografia e as mudanças que aconteceram nos últimos anos, principalmente com a entrada da internet no cotidiano das pessoas. Como estamos vendo, até este momento do DVD temos várias reflexões sobre o trabalho do fotógrafo, a profissão e onde estão as possibilidades de trabalho. Importante para quem quer realmente trabalhar com qualidade.

A parte técnica começa justamente falando de equipamentos e que as câmeras são apenas ferramentas e que em hipótese nenhuma ela pode ser o seu diferencial. Destaque para a lente como parte importante do equipamento e que é necessário sim ter um fotômetro externo para ter um controle preciso da luz (isso eu já sabia). Também é técnico o próximo capítulo onde são apresentadas as opções de iluminação. Aqui temos mais aprofundamento do que no capítulo anterior, pois para Drausio investir em luz é mais vantajoso do que investir em câmeras, por conta da importância da luz para a fotografia (acho que nem precisamos aprofundar isso). Porém, embora sejam mostrados vários acessórios profissionais de iluminação, Drausio também destaca a viabilidade da popular gambiarra de iluminação, aqueles acessórios montados de forma caseira e com materiais fáceis de achar em lojas de materiais elétricos. Gostei do conselho dele e vou tentar montar um aqui em casa.

Agora chegamos na parte mais dinâmica do DVD. Estou falando dos dois ensaios que estão presentes na aula. Cada um deles é subdividido em vários outros capítulos que dão destaque para algum assunto. O primeiro é sobre a fotografia Fine Art, que é um tema falado por muitos, mas entendido por poucos. No começo temos a definição do tema,  do processo criativo e do processo técnico. Importante lembrar que planejamento é importante para qualquer ensaio, e é isso que vemos aqui. No decorrer entra a modelo e são executados três fotos com concepções diferentes. Aqui que a coisa fica muito bacana, pois vemos como o fotógrafo trabalha a criação das luzes e como é a direção da modelo. O resultado é, claro, magnificamente lindo. O segundo ensaio é com duas modelos (irmãs gêmeas) e tendo um incrível quarto de hotel como locação. Aqui temos destacados a importância da maquiagem e da produção para um ensaio sensual mais voltado para o comercial. Aliás, é apontado (e eu concordo) que a maquiagem é metade do sucesso de um bom ensaio fotográfico. Ter um bom produtor e maquiador a seu lado já são indicação de um projeto vitorioso. Essa parte do DVD segue com fotos nas diferentes partes do apartamento e temos uma pequena noção do que é um trabalho comercial de fotografia de nu e sensual. Ótimo aprendizado. O DVD termina com uma entrevista com o fotógrafo contando um pouco de como ele começou sua carreira e temos aqui mais um profissional que entrou no barco por conta do amor à arte e à fotografia. Esse é o principal requisito.

Eu já analisei diversos DVDs de aulas práticas das diversas editoras do Brasil. Todos trazem um pouco da visão de cada fotógrafo sobre a profissão e os truques que ele utiliza na hora de fotografar. Mas, sou obrigado a admitir que este DVD do Drausio Tuzzolo é o melhor que eu assisti até agora, não só por conta do tema, mas por conta da importância para a fotografia. Drausio tem uma didática muito boa e você se anima muito com a maneira dele explicar todos os temas, tanto na aula prática quanto nas partes teóricas. Extremamente recomendado para quem gosta de fotografia e quer levar a coisa a sério.

O DVD A Arte de Fotografar Nu e Sensualidade de Drausio Tuzzolo está a venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 89,00.

dvd_drausio_tuzzolo

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários