Home » Ciência » Espaço » Ouça "Parabéns pra Você" direto de Marte, cortesia da Curiosity

Ouça "Parabéns pra Você" direto de Marte, cortesia da Curiosity

Curiosity "canta" parabéns para si mesma em Marte, para infelicidade da Warner Music que não terá como cobrar royalties

6 anos atrás

curiosity

Na última terça-feira a Mars Curiosity, o robô mais legal desde o Johnny 5 (com quem nutre certa semelhança) completou um ano de sua gloriosa porém solitária missão de desbravar o solo marciano em busca de quaisquer evidências de que o planeta vermelho já tenha um dia sustentado vida, com resultados interessantes.

Ainda que ela não tenha ganho uma festa com bolo, guaraná e muitos doces (pelo menos não in loco, já na NASA não posso garantir), isso não a impediu de comemorar a data, como mostrado por Florence Tan, engenheira responsável pelo laboratório da Curiosity. Uma réplica da estação é mantida na NASA, onde os experimentos são testados em primeiro lugar, antes de postos à prova em Marte.

Florence mostra que para ajeitar as amostras, a Curiosity usa vibrações sonoras em frequências diversas. Ainda que na maioria das vezes só sejam necessários alguns bips, o robô também pode reproduzir notas musicais. Daí para fazê-lo cantar "Parabéns pra Você" é mais simples do que andar para trás.

Veja o vídeo e se emocione: ainda que seja incrível que uma equipe na Terra tenha conseguido fazer uma sonda-robô em Marte cantar é um fato um pouco triste, se imaginarmos que a Curiosity executou a música completamente sozinha, sem mais ninguém para ouví-la:

O mais genial nessa história: a canção é propriedade da Warner Music, entretanto a empresa está tendo alguns problemas para efetuar a cobrança, já que não possui representação em Marte.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários