Home » Meio Bit » Hardware » Anel com chip NFC pode desbloquear smartphones e destrancar portas

Anel com chip NFC pode desbloquear smartphones e destrancar portas

Projeto do Kickstarter que conseguiu quintuplicar a meta visa desenvolver anel com chip NFC para desbloquear portas e smartphones, além de compartilhar dados entre usuários.

5 anos e meio atrás

nfc-ring

Ainda que a tecnologia NFC seja bem últil, ela vem sendo bem subutilizada ultimamente, visto que ela é principalmente relegada à área de pagamento de contas, quanto ela permite muito mais. Como ela só funciona a curtíssimas distâncias, a ideia original era que o chip fosse utilizado como uma identidade virtual, para autenticação em catracas e portas automáticas, comprar diversos serviços e trocar informações.

Foi pensando nisso que um jovem inglês chamado John McLear teve a sacada de criar um anel equipado com a tecnologia NFC, de modo que ele possa funcionar com um RG eletrônico. A jóia é um anel de metal comum, mas com duas faixas de kevlar onde ficam os transmissores, que não precisam ser carregados para funcionarem.

Cada um dos transmissores pode ser carregado com conjuntos de bits independentes, e por isso possuem funções distintas: um serve para compartilhar informações publicamente, como cartões de visita, mensagens e etc., e o outro é o que armazena o perfil pessoal do usuário - que é o responsável por desbloquear a tela de um smartphone, ou até mesmo destrancar uma fechadura de porta que seja equipada com tecnologia, como demonstrado abaixo. Ao utilizar o perfil público a porta permanece trancada, mas com o privado, a mágica acontece.

O projeto lançado no Kickstarter precisava de um investimento de 30 mil libras (cerca de 107 mil reais), mas até o presente momento e faltando 11 dias para o fim da campanha, McLear conseguiu arrecadar cinco vezes mais, chegando ao equivalente a R$ 551.000,00. Ainda que eu tenha cá minhas dúvidas quanto ao real funcionamento, reconheço que a iniciativa é bem legal.

Aos interessados, é possível ainda garantir seu anel (isso ficou bem estranho) clicando aqui, com uma quantia de no mínimo 22 libras.

Fonte: Kickstarter.

relacionados


Comentários