Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Que tal fotografar usando as lentes que Stanley Kubrick comprou da NASA?

Que tal fotografar usando as lentes que Stanley Kubrick comprou da NASA?

Câmeras que Kubrick comprou da NASA estão disponíveis para locação na Alemanha.

10 anos e meio atrás

2745550862_9182ac3b45

Eu pensei na melhor forma de abrir esse post, ponderando se deveria fazer citações à viagem do Homem à Lua, as teorias da conspiração e todos os mitos ao redor disso, mas o que não falta na Internet é gente falando sobre o assunto, então vamos pular esta parte, usando traje lunar fingindo estar sob uma força gravitacional menor que a da Terra.

Bem, uma empresa que trabalha com aluguel de câmeras fotográficas de Munique, na Alemanha, adaptou algumas de suas câmeras digitais para funcionarem com as lentes de incrível abertura ótica de f/0,7 pertencentes a Stanley Kubrick, compradas junto à NASA (feitas pela Zeiss sob encomenda) e que foram utilizadas para filmar o lado sombrio da Lua. Ou seja, você pode alugar as lentes e fazer suas fotos usando essencialmente artefatos históricos!

O kit completo encomendado pela NASA possui 10 lentes que foram utilizadas nas missões lunares de 1960 e são até hoje algumas das lentes com maior poder de abertura já feitas na história. Três delas foram vendidas diretamente para que Stanley Kubrick filmasse "Barry Lyndon" em 1975.

Para termos uma ideia do poder de captura de iluminação, veja abaixo trechos do filme, em cenas que usam apenas velas como fontes de luz:

[youtube

 

A companhia, chamada P+S Technik, apresentou um workshop em maio com os equipamentos. Eles modificaram uma câmera PS-Cam X35 HD, dando a ela uma montagem BNC, de forma que fosse possível fazer funcionar as lentes de 35mm e 50mm, ambas já cinquentonas e com formato completamente diferente do existente na câmera digital.

kubrick02

kubrick01

Esta câmera e as lentes estão disponíveis para locação através de algumas lojas alemãs, mas o preço não está presente em nenhuma de suas listas, o que sugere que o valor vá muito além da Exosfera.

Sabemos que os padrões de ISO das câmeras atuais conseguem garantir uma melhor iluminação, praticamente sem granulação (para as câmeras profissionais), mas acho que essas lentes do Kubrick possuem um olhar único e incrível, com campo de profundidade e bokeh inigualável.

Veja abaixo alguns exemplos de fotos feitas com elas:

kubrick05

kubrick04

kubrick03

example3

example1

Fontes: Petapixel e Kubrick Collection.

relacionados


Comentários