Meio Bit » Arquivo » Hardware » Toma essa iPad: tablet democrático da Coreia do Norte tem TV e você não!

Toma essa iPad: tablet democrático da Coreia do Norte tem TV e você não!

Tablet estatal norte-coreano sem internet tem solução simples para permitir que os cidadãos ouçam seu Grande Líder: TV

11 anos atrás

Obrigado, Kim Jong-il

Quando a gloriosa República Democrática Popular da Coreia (para comunistas, "democrático" deve ter outro significado que eu ainda não descobri) anunciou seu próprio tablet com produção local, o Samjiyon, eu tentei rir da proposta de lançar um dispositivo que foi pensado para ser online não possuir quaisquer tipo de conexão externa, nem 2G, 3G, Wi-Fi ou qualquer coisa do tipo, o que me levou a pensar: como o glorioso líder Kim Jong-un iria se pronunciar às massas através desse aparelho?

É claro que não considerei a resposta mais óbvia possível: TV. O aparelhinho pode não ter nenhuma forma de conexão de redes, mas através de um turista identificado apenas como Michael, podemos agora ver um unboxing do Samjiyon, adquirido em Pyongyang por 200 dólares.

Segundo as especificações divulgada pela fabricante estatal, o tablet possui processador de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, versões de 8 ou 16 GB de espaço interno, display de 7 polegadas com resolução XGA de 1024 x 768 pixels (183 ppi), câmera de 2 megapixels e Android 4.0.4 Jelly Bean. Apesar dos pesares, nada mau.

Além de conter jogos com Angry Birds RioBasketball Shot, esse estrelado por Dennis Rodman (amiguinho do Grande Líder), como não poderia deixar de ser ele possui grande quantidade de material de propaganda, como cartilhas escolares voltados ao ensino democrático do país. Há também games com temática militar, como Field Runners e Tank Recon 3D. Em suma, o Samjiyon é mais um veículo de doutrinação do governo norte-coreano, dessa vez mirando a comunidade consumista que quer um dispositivo moderno como os vendidos na pior Coreia.

Entretanto, eis a cereja do bolo: por não possui nenhum tipo de conexão de rede o Samjiyon vem equipado com uma antena da TV no melhor estilo dos tablets xing-lings, e o app já vem com emissoras pré-sintonizadas - todas estatais, claro. Portanto os nobres cidadãos da Coreia do Norte poderão ouvir - e ver - seu Grande Líder Kim Jong-un onde quer que estejam:

Ainda que a Coreia do Norte seja um país destroçado por mais de 50 anos de uma ditadura brutal, ainda assim conseguiu produzir um dispositivo que caso não fosse capado pelo regime, não seria uma peça tão ridícula aqui fora, ainda que muito provavelmente tenha sido montado com peças vindo da China.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários