Meio Bit » Arquivo » Hardware » Pesquisadores desenvolvem película que pode transformar qualquer tela num painel solar

Pesquisadores desenvolvem película que pode transformar qualquer tela num painel solar

PEsquisadores da UCLA desenvolvem película que pode ser aplicada em telas como de smartphones, transformando-as em painéis solares

11 anos atrás

pelicula-painel-solar-ucla

Equipe de pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles, não o amigo peludo do Thundarr, o Bárbaro) anunciaram  que conseguiram desenvolver uma película transparente que pode em teoria revestir qualquer tipo de superfície de vidro, convertendo-a em um painel solar.

A pesquisa da universidade acerca de películas solares não é novas, apenas que esta versão é quase duas vezes mais eficiente que a anterior: enquanto o modelo prévio possuía uma eficiência energética de 4%, este novo modelo conseguiu converter em energia 7,3% da luz solar absorvida, o que pode significar muito mas está anos-luz de distância dos painéis tradicionais, com eficiência de 20%.

O sistema atual é composto de duas camadas extremamente finas de células solares, em contraposição ao modelo antigo que só possuía uma. Nesta nova configuração, a película é capaz de absorver 40% da luz ultra-vermelha a qual é exposta.

Embora pareça pouco, conforme o estudo avança os pesquisadores esperam que no futuro a película poderá ser equipada em janelas, para-brisas de veículos e até mesmo nos displays de smartphones e tablets, e ainda que não seja capaz de fornecer toda a energia necessária, poderá ser de grande auxílio. A pesquisa foi publicada na Energy & Environmental Science.

A UCLA diz que possui um modelo funcional, mas não informa quando o produto será lançado comercialmente, se o for. Como eu disse, além da pesquisa não ser novidade outras instituições, incluindo o MIT, estão realizando pesquisas paralelas em prol do mesmo objetivo.

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários