Home » Games » Transforme seu Macbook Air numa estação de games com uma (nada) pequena gambiarra

Transforme seu Macbook Air numa estação de games com uma (nada) pequena gambiarra

Hacker consegue a façanha de ligar uma placa de vídeo num Macbook Air via porta Thunderbolt

6 anos atrás

nvidia-gtx-570-macbook-air-via-thunderbolt

Donos de Macbook Air (oi Nick!) podem se gabar de ter um ultrabook poderoso e extremamente portátil, porém quando o assunto se volta para programas que exigem um processamento gráfico mais pesado ou simplesmente games, a coisa muda de figura. Claro, ele não foi projetado para isso, mas não quer dizer que a turma do faça-você-mesmo não tentaria converter um deles em uma estação capaz de rodar Crysis.

Como os computadores da Apple estão entre os poucos que contam com portas Thunderbolt, é teoricamente possível conectar uma placa externa nele, e um usuário de um fórum de tecnologia levou isso ao extremo: conseguiu através de uma gambiarra inacreditável conectar uma nVidia GTX 570 no ultrabook, e pior: funciona!

O processo para fazer a placa funcionar é digno de uma Máquina de Rube Goldberg: o cabo Thunderbolt é ligado a um adaptador Express Card, enquanto ele é ligado a um segundo adaptador, dessa vez para PCI Express. Por fim a placa de vídeo é conectada ao adaptador e alimentada por uma fonte de PC (como é dedicada apenas à placa, ele utilizou uma comum de 400 W) . Para finalizar o Windows 7 é executado via BootCamp, e é demonstrado rodando Borderlands 2:

O resultado definitivamente não é bonito e absolutamente nada portátil, mas entrega o que promete e segundo o autor o processo é barato - ele desembolsou cerca 250 dólares para adquirir os componentes e cabos, excluído aí o valor da placa.

Se você tiver um Air, uma placa sobrando e estiver disposto a testar o processo, é só seguir o link da fonte onde o hacker detalha todo o processo. Depois disso dê um salve para dizer se funcionou. 🙂

Fonte: Tech Inferno via Engadget.

relacionados


Comentários