Computadores devem dormir ?

Li esses dias um tópico no Slashdot sobre o tópico de desligar computadores (principalmente em empresas) à noite e nos finais de semana, quando estão ociosos. Com o preço da energia subindo, fiquei pensando se eu deveria passar a desligar completamente meu computador à noite.

Vi que há uma leva de pessoas que pensa que os os computadores (em empresas) devam permanecer ligados, pois podem ser atualizados automaticamente quando não estiverem sendo usados: atualizações de sistema, segurança, anti-virus, backup, etc. O outro motivo é a preocupação do desgaste do equipamento ao ligar e desligar, já que este procedimento pode reduzir a vida útil da fonte de alimentação e de alguns componentes. Apesar de parecer um desperdício de energia, os recursos de gerenciamento de energia no próprio sistema operacional são muito bons, podendo fazer a máquina desligar quase completamente (hibernar) ou somente desligar as partes críticas do sistema (suspender), ambos os métodos economizando muita energia, e diminuindo muito o tempo para o processo de re-ativar o computador.

Mas e para computadores pessoais, em casa ? Eu tenho deixado meu computador ligado sempre, com configurações de desligar o monitor e disco rígido, e finalmente suspender o sistema após 1 hora sem uso. Mesmo quando preciso usar a máquina do trabalho (com as mesmas configurações), consigo acessá-la após alguns segundos via rede. Não notei diferença óbvia na conta de luz, mas pelo menos (acredito que) estou fazendo minha parte.