Meio Bit » Arquivo » Mobile » Free Software Foundation faz vaquinha para ajudar Android Open Source Livre e Do Bem™

Free Software Foundation faz vaquinha para ajudar Android Open Source Livre e Do Bem™

YAY! Sorria, a Free Software Foundation está passando a cumbuca pedindo doações para um Android Free e (mais) Open Source. Agora sim você se livrará das garras do Google, companheiro!

11 anos atrás

replicante

O Android é excelente, ao menos para as centenas de milhões de usuários satisfeitos, mas segundo a Free Software Foundation esses usuários estão errados. O Android não é bom, pelo contrário. Ele se disfarça de Open Source mas trás diversos componentes proprietários, como drivers, e isso é feio, muito feio.

Fora isso, toda versão de Android distribuída com celulares comerciais vem com aplicações proprietárias, tipo de prática que faz o Menino Jesus chorar.

Para evitar isso você pode usar um TuxPhone, ou então procurar uma versão sem componentes proprietários. A recomendada pela FSF é o REPLICANT. Só que como é um projeto tocado por quatro deso voluntários, eles não possuem a infra necessária, e isso complica na hora da certificação.

A Free Software Foundation no passado doou um Galaxy Tab 2 para eles, mas se o Stallman gostasse de sair financiando projetos por aí teria fundando a Richard Stallman & Melinda Gates Foundation, então estão pedindo ajuda à comunidade.

Montaram uma página de doações onde você (você, eu não!) pode contribuir, com Bitcoins, PayPal ou mesmo cartão de crédito, aquela coisa que o Stallman não usa mas pra pedir dinheiro tá valendo.

O REPLICANT não tem Google Play, mas você não quer aquelas aplicações sebosas proprietárias, ninguém precisa de Google Maps e FourSquare para viver.Ele vem com o F-DROID, um repositório FOSS com equivalentes livres para qualquer aplicação fechada.

O lado bom é que você será livre, o ruim é que provavelmente não terá como avisar ninguém disso.

Fonte: FSF

relacionados


Comentários