Meio Bit » Arquivo » Games » Hackers acessam sistema de bordo de um carro e o dirigem com um controle de NES

Hackers acessam sistema de bordo de um carro e o dirigem com um controle de NES

Hackers financiados pelo DARPA conseguem invadir carro e dirigí-lo com um controle do Nintendinho sem maiores dificuldades

11 anos atrás

nintendo-car

Charlie Miller e Chris Valasek, dois profissionais de segurança resolveram demonstrar de uma forma inusitada como é de certa forma simples hackear alguns modelos de carros, tendo acesso completo ao sistema de bordo a assumindo facilmente o controle de um veículo. Para isso eles resolveram, entre outras coisas, jogar Mario Kart no mundo real.

Com um laptop e um programinha específico (e uma mãozinha do DARPA), eles conseguiram acessar o UCE (Unidade de Controle Eletrônico) de um Toyota Prius e um Ford Escape ano 2010, conectando o conjunto através da porta de diagnóstico usada por mecânicos. A partir daí eles conseguiram com que os carros fizessem uma série de ações curiosas, como fazer com que o velocímetro marque 199 mph com o veículo estacionado e fazer com que o marcador de combustível descesse até zero.

Aqui você confere o vídeo onde eles invadem o Prius:

 http://www.youtube.com/watch?v=oqe6S6m73Zw

Entretanto o ato mais curioso que eles executaram foi plugar um controle de um Nintendinho e repassar para ele o controle do carro:

Embora pareça que os carros são inseguros em geral, a pesquisa financiada pelo Pentágono busca mostrar como hackear um veículo pode ser de certa forma simples, de modo a incentivar os fabricantes a reforçar a segurança de seus sistemas. A Toyota se pronunciou dizendo que não considera o procedimento um hack, já que é preciso um hardware para ter acesso ao sistema. Miller e Valasek dizem que não é esse o ponto, já que uma vez invadido, o carro não consegue distinguir de onde vêm os comandos e os executa sem maiores problemas. A montadora diz que seus carros são seguros e que seu firewall protege o veículo de qualquer acesso não autorizado.

Ainda que o DARPA esteja envolvido, não muda o fato que os carros foram sim hackeados.

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários