Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adivinha quem não gostou nada do Chromecast?

Adivinha quem não gostou nada do Chromecast?

Hulu e HBO expressam preocupação (já esperada) com o Chromecast, que promete espelhar streaming do navegador na TV sem custos extras

11 anos atrás

gogoni-chromecast

Vamos lá, nem é tão difícil assim: qual é o tipo de profissional ganancioso, retrógrado, nocivo e que só não dá para chamar de câncer porque o último evolui?

Pois é, executivos de TV. A possibilidade de um dongle como Chromecast, que quebra os limites entre TV e outros dispositivos permitindo que você reproduza seu conteúdo no conforto de sua tela grande acionou todas as sirenes em suas cabeças, acostumados a lucrar com pacotes extras pois consideram cada tela um serviço à parte.

O melhor exemplo é o Hulu. A empresa trata o streaming na net e o app das Smart TVs como serviços separados: você pode utilizar o serviço gratuitamente no desktop, mas para assistir seus programas na TV você precisa assinar o serviço Plus, por US$ 8/mês. Ainda que desconheçam a possibilidade de ligar um cabo HDMI entre a TV e o PC, a ideia de espelhar o streaming do Chrome na TV aterrorizou a empresa, que diz estar desenvolvendo um app para o Chromecast, muito provavelmente atrelado à Plus.

Outra que expressa preocupação é a HBO, a mesma que impediu a Apple de reproduzir seu conteúdo por muito tempo. O HBO Go, serviço de streaming da emissora só teve a função Air Play liberada em iPhones e iPads em fevereiro, e o app dedicado só chegou à Apple TV mês passado. A possibilidade de também espelhar seu conteúdo na TV sem que a emissora possa controlar isso é algo inadmissível para quem está acostumado a tratar cada device como um cliente.

Parece bobeira argumentar com um consumidor que se ele possui uma assinatura ele pode reproduzir o que quiser em quantas telas ele possuir, mas os executivos sempre desenharam uma linha entre dispositivos. Que o diga a cobrança por ponto extra em instalações de TV a cabo.

O Google não parece preocupado, na verdade segundo o gerente de do setor de desenvolvimento Ossama Alami, isso é exatamente o que a companhia quer: dar liberdade ao consumidor de reproduzir o que quiser onde quiser. Aos executivos de TV, ele deixou uma solução simples: "deixem de compartilhar seu conteúdo no Chrome".

Conhecendo esses cabeças de ostra, não duvido que será exatamente o que eles irão fazer.

Fonte: AllThingsD.

relacionados


Comentários