Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Saiu o primeiro trailer de Cosmos

Saiu o primeiro trailer de Cosmos

Cosmos voltará, isso todo mundo já sabe, mas agora temos um trailer da nova versão, com Neil DeGrasse Tyson. ASSISTA!

11 anos atrás

ndt

Em 1980, 33 anos atrás (cof, cof. Um mergulhinho!) a Globo passou, nas manhãs de sábado um programa diferente de tudo que já havia sido visto. Era Cosmos, de Carl Sagan. Uma série de divulgação científica que despertou a chama da curiosidade em toda uma geração.

Ao invés de cientistas em laboratórios assépticos, Carl nos levou pelo mundo, mostrando a Seleção Natural em ação nos caranguejos japoneses, mostrando como um gênio grego mediu a circunferência da Terra 250 anos AC, com precisão de km, e mostrando como para fazer uma torta de maçã, você tem que primeiro criar um Universo.

O senso de deslumbramento de Sagan era contagioso, e até hoje Cosmos se mantém como “a” série de ciências, mas os tempos são outros, o ritmo é outro, e as descobertas são muitas. Carl nos mostrou Marte pelos olhos da Viking, com poucas e granulosas imagens. Hoje temos equipamentos como a HIRISE e a Curiosity. Ele com certeza daria um dedo para assistir ao pouso da sonda. Um vídeo, FullHD, filmado em outro planeta.

Aí entra um Dream Team. Seth MacFarlane, o nerd mais rico do mundo da TV, Ann Druyan, viúva do Diretor Carl e co-produtora do Cosmos original, Brannon Braga, produtor de Star Trek e, comandando a Nave da Imaginação, o astrofísico Neil DeGrasse Tyson.

Considerado o Sucessor Espiritual de Carl Sagan, Tyson chegou a ser convidado para estudar em Cornell, mas preferiu Harvard. Ele é diretor do Planetário Hayden, em Nova York, e figura carimbada em qualquer programa que precise de uma explicação entusiasmada sobre ciência.

Uma das anedotas preferidas de Neil DeGrasse Tyson é sobre um jantar onde conheceu James Cameron, e como bom chato, não poderia deixar de aproveitar a chance e reclamar de uma imprecisão científica: na cena em que o Titanic está afundando (spoiler alert) e ao fundo vê-se o céu estrelado, as estrelas estão refletidas, usaram um fundo aleatório e duplicaram.

Tyson explicou o caso, ao que James Cameron respondeu: “Pois é. Titanic rendeu US$1 bilhão. Imagino quando faturaríamos se tivéssemos usado o céu correto”.

Tempos depois ele recebe uma ligação no escritório. Um dos artistas de efeitos visuais explica que estão preparando a edição especial em Blu-ray de Titanic, e o James Cameron mandou procurarem o Neil Tyson para ele fornecer o céu correto e consertarem a cena.

Esse cara apresentará Cosmos: A Space-Time Odissey, que irá ao ar na Fox e no National Geographic, no segundo semestre de 2014.

A série será atualizada, claro, 30 anos de descobertas científicas fornecerão materiais e imagens magníficas, mas o importante, o entusiasmo, a paixão continuam as mesmas.

Aqui, o primeiro trailer. Não há palavras, pois elas não são necessárias. Coloque em MegaFuckingPowerHD, deixe buferizar, dê play e maravilhe-se.

Ah sim, para conhecer mais de Neil DeGrasseTyson, recomendo MUITO seu podcast, StarTalk, onde ele conversa com cientistas, comediantes, atores, astronautas, cobrindo temas que vão de zumbis, com Max Brooks, a um bate-papo com Alan Rickman.

Não é à toa que ele apareceu em uma história do Super-Homem, onde Kal fazia uma visita anual ao planetário, para observar Krypton, no aniversário da explosão de seu mundo natal, e naquele dia em especial a luz da explosão finalmente chegaria à Terra. Foi uma história menor, mas significativa.

Ele foi inclusive consultado, e sugeriu LHS 2520, uma anã-vermelha a 27 anos-luz da Terra, como Rao, o sol de Krypton. A história foi publicada em Superman #14.

relacionados


Comentários