Home » Internet » Fórum do Ubuntu invadido, quase 2 milhões de emails e senhas expostos

Fórum do Ubuntu invadido, quase 2 milhões de emails e senhas expostos

Desde o início da noite de ontem quem entra no popular fórum do Ubuntu vê uma mensagem da Canonical, dando conta de que o site foi invadido.

6 anos atrás

Invasão Ubuntu

Desde o início da noite de ontem quem entra no popular fórum do Ubuntu vê uma mensagem da Canonical, dando conta de que o site foi invadido.

Todos os nomes de usuários, senhas e emails foram comprometidos. Mesmo as senhas sendo criptografadas, os usuários são encorajados a trocá-las, caso sejam usadas também em outros serviços, até porque o fórum usa criptografia em MD5, que já está mais do que comprovado ser tão eficiente quanto anotar a senha em um post it e colar no monitor.

Invasão Ubuntu

A mensagem foi postada assim que a invasão foi descoberta, quando a página inicial foi substituída por uma mensagem dos invasores (reproduzida no início do artigo).

Tango também foi hackeado

Em notícias relacionadas, o aplicativo para vídeo-chamadas Tango foi hackeado pelo Syrian Eletronic Army, que postou no Twitter ter tido acesso a 1,5 TB de dados de usuários.

Essa é uma ação do grupo de hackers que trabalha em prol do governo sírio. Eles alegam que o conteúdo obtido contém números de telefones, informações de contato e emails de milhões de usuários do Tango. É difícil saber a extensão do impacto, já que o serviço contava com 120 milhões de usuários ativos (em dados de junho).

Update: 16 mil senhas baseadas em MD5 são quebradas com 90% de sucesso (link).

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários